Projeto ‘Pedala João Pessoa’ passa por reestruturação para ampliar serviço

Por - em 418

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) vai reestruturar o sistema de bicicletas de aluguel que teve operação iniciada em maio de 2010 com o ‘Pedala João Pessoa’. Para isso, o projeto vai passar por modificações com objetivo de atender não só à demanda turística, mas para que todos os pessoenses possam utilizar o serviço para lazer, trabalho e estudo, facilitando o deslocamento pela cidade.

Para melhorar o sistema, a primeira medida adotada pelo órgão foi retirar as bicicletas instaladas nas três estações de Tambaú à Cabo Branco para que seja feita a manutenção completa nos equipamentos. De acordo com o superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade, o período chuvoso e a baixa frequência de usuários foram levados em conta para a desativação temporária do ‘Pedala João Pessoa’.

O sistema de aluguel de bicicletas públicas será reinstalado com um conceito mais amplo de transporte para pequenos e médios percursos. A intenção é distribuir o Pedala João Pessoa em pontos estratégicos da cidade. “A idéia predominante é a de que as bicicletas de aluguel não sejam utilizadas apenas por turistas, como acontece hoje, mas por qualquer morador da cidade em seu dia a dia. Para isso, é importante que o sistema seja reestruturado”, explicou o superintendente. Ele lembrou que a Prefeitura Municipal de João Pessoa também está cuidando da malha cicloviária da cidade com a implantação de mais 86 quilômetros de ciclovias, dando segurança àqueles que se utilizam da bicicleta para ir ao trabalho ou para o lazer.

Os técnicos da Semob já estão realizando um estudo para definir o novo formato do sistema de aluguel de bicicletas. “A quantidade de estações, de bicicletas e os locais estão sendo alvo de estudo por parte da nossa equipe”, ressaltou Nilton Pereira, preferindo não divulgar prazo para que o sistema volte a funcionar.

Funcionamento – O projeto ‘Pedala João Pessoa’ tem a finalidade de disponibilizar para os ciclistas de João Pessoa estações de aluguel, nas quais o ciclista locador pode retirar uma bicicleta, mediante pagamento, utilizá-la e devolvê-la na mesma ou em outra estação.