Projeto SIM realiza treinamento de funcionários da PMJP

Por - em 87

A equipe do Projeto de Sistema de Informação Municipal (SIM), do módulo Orçamentário e Financeiro, iniciou nesta quarta-feira (1º) o treinamento com os servidores municipais. O curso acontece também nesta quinta (2) e sexta-feira (3), nas dependências da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (Proext/ IFPB), na Rua das Trincheiras, Centro.

O objetivo do treinamento é apresentar o funcionamento do sistema aos funcionários das Diretorias de Administração Financeira (DAFs), responsáveis pela elaboração do Orçamento Municipal, além de capacitar os servidores para o uso do submódulo de Planejamento Orçamentário. Estes são responsáveis pela elaboração da proposta orçamentária para o exercício de 2013.

Segundo o diretor de Desenvolvimento da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI), vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan), Ricardo Roberto, este é um conjunto de ações que visa otimizar o serviço oferecido pela Prefeitura de João Pessoa. “O SIM garante mais transparência e celeridade aos processos realizados pela PMJP”, disse.

Roberto explicou que a UMTI está intensificando a implantação dos módulos interligados, como cadastro de pessoas, módulo tributário, orçamento e financiamento contábil, recursos humanos e folha de pagamento, gestão de documentos e gestão do Empreender JP.

Vantagens – Uma das vantagens oferecidas pelo SIM é a normatização dos procedimentos que ocorrem na prefeitura. O trabalho do projeto gera documentos para a PMJP, a partir dos procedimentos de seus servidores. Todo trabalho é documentado.

De acordo com Roberto,         quando um servidor tirava férias, o serviço desenvolvido por ele ficava parado. Agora, com o SIM, este comportamento muda. O conhecimento não fica de posse do servidor, mas na prefeitura, homologado em documentos. A PMJP dependerá apenas dela para se desenvolver. “Este é um grande passo, pois estamos melhorando a qualidade de vida do cidadão e dos servidores públicos”, ressaltou.

Resultados – Para o coordenador técnico do projeto SIM, Cláudio Fortier, a capacitação e o treinamento dos servidores vem acrescer, de forma importante, os resultados do projeto, além de demonstrar um dos pontos fortes da metodologia do SIM: a participação efetiva dos profissionais da PMJP no processo de desenvolvimento. “Com o envolvimento de todos, teremos resultados mais sólidos e em menos tempo”, afirmou.

Participações – O treinamento está sendo realizado para servidores divididos em seis turmas e compreende o gabinete do prefeito e vice-prefeito, a Procuradoria Geral (Progem) e todas as secretarias municipais, além do Instituto Cândida Vargas e da Câmara Municipal.

A servidora Idagmar Soares Martins, da Secretaria de Administração (Sead), disse que o treinamento realizado pela equipe do SIM é útil para tirar as dúvidas e ajustar detalhes. “O sistema está em conformidade com o que esperávamos. Vai trazer mais agilidade ao nosso trabalho e simplificar os serviços”, frisou.

Projeto SIM – O Sistema de Informação Municipal é um inovador sistema, que permitirá à\ PMJP preencher as lacunas tecnológicas existentes nos sistemas informatizados já existentes. É um conjunto de softwares integrados, que possibilita melhor comunicação, redução de retrabalho e consolidação da informação, pois elimina a necessidade de adequação de cada um dos módulos.

Para o cidadão, o SIM significa atendimento mais ágil e desburocratização de demandas. Além disso, dará mais transparência e acesso as informações do Governo Municipal. O SIM ampliará os serviços eletrônicos oferecidos e será oportunidade de geração de emprego e renda na área de Tecnologia da Informação.