Projeto ‘Tenda Verde’ planta 200 mudas de árvores no Bessa

Por - em 63

O projeto ‘Tenda Verde’ da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), desenvolvido e implantado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) viabilizou o plantio de 200 mudas em calçadas, praças e residências do bairro do Bessa. O projeto, que teve início em 29 de outubro, consiste em levar aos bairros da Capital mudas de árvores, técnicos em arborização urbana e jardineiros para efetuar o plantio junto com a população.

Segundo o coordenador do projeto e chefe da Divisão de Botânica da Semam, Anderson Fontes, nesse primeiro momento o ‘Tenda Verde’ será levado até as comunidades no último sábado de cada mês, entre das 8h às 17h. Ele acredita que na medida em que a população for conhecendo a proposta do projeto, a Semam poderá, em 2010, permanecer com a tenda no bairro por uma semana.

No bairro do Bessa a tenda do projeto foi instalada na praça do Caju. De acordo com Anderson Fontes, a procura por mudas foi além das expectativas. “ As pessoas que não receberam mudas naquele dia, já estão cadastradas para irem busca-las no Viveiro Municipal de Plantas Nativas, onde são produzidas”, avisou. Os

As espécies plantadas na praça do Caju são originárias da Mata Atlântica e pertencem diversas variedades: leiteira, sibipiruna, pau-formiga,pau-lacre, perobinha e ipê roxo e amarelo. Juntamente com as mudas, a população recebeu exemplares da Cartilha de Arborização Urbana, que ensina o plantio e o manejo correto da planta ao longo do seu desenvolvimento.

Superação de metas – Em 2005, a Semam começou a desenvolver o programa ‘João Pessoa Verde para o Mundo’, ação que envolve o plantio de novas árvores e, quando necessário, a substituição de espécies exóticas por nativas. A meta da Prefeitura é realizar o plantio de 50 mil novas árvores na cidade até 2012, sendo 12.500 a cada ano. Somente em 2009, a meta já foi superada com o plantio de 14.300 árvores.

O projeto Tenda Verde estará novamente à disposição da população nos dias 29 de novembro, no Bairro das Indústrias, conjunto Cidade Verde e no dia 19 de dezembro, na quadra de esportes de Manaíra.