Projeto vai orientar educadores sobre consumo de remédios

Por - em 37

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através das secretarias de Educação (Sedec) e Saúde (SMS), realiza nesta sexta-feira (25) e sábado (26), a partir das 9h, no hotel Netuanah, na praia do Cabo Branco, o Educanvisa 2009. O programa é coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem por objetivo educar crianças de escolas municipais a respeito do uso racional de medicamentos e remédios.

Nos dois dias de capacitação, técnicos da Gerência de Vigilância Sanitária (GVS) do município e da Anvisa repassarão à professores, especialistas e gestores de educação todo material didático do projeto (livros, Cds, Dvds e folderes). Neste ano, o Educavisa terá participação de 13 escolas municipais. Anteriormente, apenas as escolas Cantalice Leite Magalhães (bairro das Indústrias) e Agostinho Fonseca (Cristo Redentor) participavam do programa.

De acordo com a coordenadora de medicamentos da GVS, a famacêutica Leila Cordeiro, “é importante que os educadores saibam transmitir informações corretas a respeito de um material que pode ser nocivo se usado de forma incorreta”.

Para a coordenadora do projeto na Sedec, Eriomilza Estrela, nos dois dias de capacitação os representantes das escolas terão a oportunidade de participar de palestras, oficinas e workshops. “É uma preparação para 2010. Essas atividades irão capacitar os professores para que eles possam levar experiências para dentro das salas de aula, juntamente com toda a comunidade”, declarou.

Educanvisa – O programa vem sendo executado em João Pessoa desde 2006 nas Escolas Agostinho Fonseca e Cantalice Leite, onde ganhou destaque nacional. A experiência foi divulgada no livro Educação para o consumo responsável de medicamentos e de outros produtos sujeitos à vigilância sanitária: Educanvisa, publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O projeto também resultou na elaboração do CD Cantigas de Saúde produzido pelos alunos pessoenses.

Para aprender e apreender as informações repassadas pelos professores, os alunos realizam atividades como produção de painéis, passeios ecológicos, estudo sobre plantas medicinais com orientações educativas, oficinas sobre as temáticas da automedicação, drogas lícitas, meio ambiente, cidadania, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras, e ainda ações integradas com profissionais do Serviço de Assistência Médica de Urgência de João Pessoa (Samu – JP) e do Programa Saúde da Família (PSF).

Relação das escolas participantes – Antonia do Socorro Machado (Paratibe), Zulmira de Novaes (Cruz das Armas), Zumbi dos Palmares (Mangabeira), Apolônio Sales de Miranda (Cruz das Armas), Bartolomeu de Gusmão (Cristo Redentor), Tharsila Barbosa da Franca Grotão), Jornalista Raimundo Nonato (Colinas do Sul), Anayde Beiriz (loteamento Cidade Verde-Bairro das Indústrias) e Durmeval Trigueiro Mendes (Rangel), Almirante Barroso (Cruz das Armas) e Ângelo Francisco Notare.

Programação:

25/09/ 2009

8h Credenciamento e aplicação do questionário de perfil do professor

9h Abertura

9h15 Exibição do vídeo “O saber e o sabor”

9h30 Educação e saúde: uma união de sucesso
Maria José Delgado Fagundes

10h Reflexões sobre saúde na Escola: saúde, promoção da saúde, vigilância sanitária, medicamentos, uso racional de medicamentos e influência da propaganda de medicamentos
Alice Alves de Souza; Claudia Passos Guimarães Rabelo; Maria José Delgado Fagundes

12h00 Almoço

13h30 Vigilância Sanitária
Maria José Delgado Fagundes

14h30 Alimentação Saudável: em busca da qualidade de vida
Renata de Araújo Ferreira

16h00 Coffee break

16h15 Propaganda & Consumo: Alimentos
Renata de Araújo Ferreira

17h Oficina de propaganda de alimentos
Renata de Araújo Ferreira

18h Encerramento

26/09/ 2009

9h00 Medicamentos
Claudia Passos Guimarães Rabelo

10h00 Uso racional de medicamentos
Claudia Passos Guimarães Rabelo

11h00 Propaganda & Consumo: Medicamentos
Claudia Passos Guimarães Rabelo

12h00 Almoço

13h30 Discussão de peça publicitária de medicamento
Alice Alves de Souza; Claudia Passos Guimarães Rabelo; Maria José Delgado Fagundes

15h Materiais didáticos
Alice Alves de Souza

15h30 Exibição do vídeo “Oficina de brinquedos”

16h Relatório de atividades do projeto
Alice Alves de Souza
Claudia Passos Guimarães Rabelo

17h30 Café de encerramento