Projeto Vértice é encerrado com espetáculo de música e dança

Por - em 23

Os dois últimos dias do projeto Vértice,em João Pessoa, terão a apresentação do espetáculo ‘Voar é com os pássaros/Prelúdio que veio depois’, da artista do Rio Grande Sul Luciana Paludo, junto com a ‘Mimese Cia de dança-coisa’. As apresentações acontecem neste sábado (31) e domingo (1º de abril), no Teatro Santa Roza, sempre às 20h. A concepção essencial do espetáculo valoriza a integração entre a música e a dança.

‘Voar é com os pássaros / Prelúdio que veio depois’ é um espetáculo com a bailarina Luciana Paludo e o músico Ettore Sanfelice, e a concepção coreográfica é de Eva Schul e Luciana Paludo. A apresentação de ‘Voar é com os pássaros’ estreou em 2011 e, aos poucos, foi ganhando substrato suficiente para potencializar a expressividade contida em suas primeiras apresentações.

Após a consolidação, o espetáculo ganha uma nova etapa com ‘Prelúdio que veio depois’, que é inspirada nos movimentos realizados ao ar livre, nas performances feitas pela bailarina Luciana Paludo. Com o projeto da continuidade, a apresentação faz as duas coreografias serem partes integradas de um mesmo espetáculo.

Na primeira parte (‘Voar é com os pássaros), a coreografia representa um ser da natureza aprisionado em um corpo humano urbano que, atrofiado, tenta alçar vôo, limitado por sua própria humanidade. A segunda coreografia (´Prelúdio que veio depois’) traz à cena a sensação de liberdade experimentada na natureza, com o “corpo humano urbano”. Sinaliza a continuidade dos ciclos e questiona as polaridades entre vida/morte; liberdade/confinamento; claro/escuro

Apresentação – O cenário é composto por um cubo preto e um piano; a música é parte da concepção estética da cena. O figurino da bailarina, na primeira parte, é um macacão preto; há uma troca de figurino, em cena, para a segunda parte, para uma roupa leve e clara.

A iluminação é composta por dois refletores elipsoidais na diagonal e uma lâmpada par, luzes laterais (três corredores) e contraluz, o qual é trabalhado sutilmente em alguns momentos. A sonoplastia é feita pelo instrumento tocado ao vivo, sem a necessidade de microfones.

Artistas – A bailarina Luciana Paludo é bacharel e licenciadaemDança (PUC/PR eFundaçãoTeatro Guaíra, Curitiba – PR). Especialista em Linguagem e Comunicação (Unicruz),  mestreemArtes Visuais (UFRGS) e doutoranda em Educação (UFRGS). Além da carreira solo, desenvolve trabalhos em colaboração com o coletivo de dança da Sala 209, na Usina do Gasômetro, Porto Alegre. Também é professora no Curso de Dança da UFRGS e diretora dogrupo Mimesecia de dança-coisa.

Ettore Sanfelice é um músico popular que recebeu formação erudita no curso de Música da UFRGS, no curso de Bacharelado em Música, ênfase Composição, na UFRGS. Desde o 1º semestre de 2011 trabalha como bolsista do Curso de Dança da UFRGS, onde acompanha ao piano as aulas de Dança Contemporânea II, Dança Clássica I e II.

Ficha técnica

Intérprete: Luciana Paludo

Coreografia: Eva Schul e Luciana Paludo

Música: Ettore Sanfelice / em forma acústica

Desenho de luz: Ricardo Lima

Figurino: Laura Bauermann

Fotografia: Claudio Etges

Filmagem: Laércio Sulczinski

Direção Geral: Luciana Paludo