Projeto Xadrez Escolar retoma atividades na rede municipal

Por - em 21

O Projeto Xadrez Escolar, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), está iniciando suas atividades na rede municipal de ensino neste mês de fevereiro, com a atuação de uma equipe composta por coordenadores, professores e instrutores. Das 92 unidades escolares existentes, 88 já estão sendo beneficiadas com o projeto.

Além da normalidade das aulas, serão promovidas pelo xadrez escolar diversas competições entre os pólos, classificando os campeões em pré-seletivas para a grande final, que ocorre no final do ano, na Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes. A grande novidade para este ano será a escola em tempo integral, onde os alunos passarão o dia na escola participando das atividades curriculares em um turno e no outro se integrando às atividades esportivas, de arte e de xadrez, explicou o coordenador geral do projeto, Francisco Cavalcanti.

No ano de 2010, o Xadrez Escolar teve sua atuação intersetorial, atuando principalmente em ações desenvolvidas conjuntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Xadrez Escolar – O Projeto Xadrez Escolar apresenta resultados positivos junto aos alunos desde a sua criação, como o êxito em concursos públicos e em competições escolares e federativas. A experiência com o xadrez nas salas de aula tem oportunizado o crescimento intelectual dos alunos, bem como o exercício da ética, elemento importante para este esporte.