Projetos de Educação Ambiental são apresentados a alunos

Por - em 45

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) recebeu nesta segunda-feira (31) a visita de dois grupos integrantes do projeto Projovem Adolescente do município de Cruz do Espírito Santo (PB). Os jovens vieram até a Emlur para conhecer as atividades relacionadas à Educação Ambiental desenvolvidas pela Autarquia.

A diretora do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos (Devar), Elma Xavier, ofereceu aos adolescentes uma apresentação que abordou os projetos da Emlur ligados à coleta seletiva e ao reaproveitamento do lixo. Os 60 jovens que participaram da visita tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre os caminhos que o lixo percorre aos sair de suas residências até retornar sob a forma de um novo produto.

Durante a manhã, o grupo pode conhecer o Devar, setor da Autarquia empenhado em realizar projetos sócio-ambientais, e sua Divisão de Arte e Cultura (Diac), onde os resíduos recicláveis são transformados em obras de arte e utensílios de decoração. Nesta ocasião, foram mostrados aos adolescentes os produtos finais do reaproveitamento e reciclagem do lixo.

Para a diretora do Devar, Elma Xavier, a oportunidade de apresentar aos jovens as possibilidades de reaproveitamento do lixo é de grande valia. “Nossa principal meta como educadores ambientais é conseguir disseminar a importância de valorizar os gestos simples de preservação do meio ambiente. Ao desenvolver esse trabalho ainda na adolescência, ajudamos a construir uma sociedade mais preocupada com o lugar onde vivemos”, destacou a diretora.