Projovem Trabalhador inscreve a partir da próxima 5ª feira

Por - em 21

Começam no próximo dia 10 (quinta-feira) as inscrições para seleção do programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, um convênio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) com o Governo Federal que oferece cursos gratuitos de profissionalização a jovens com idade entre 18 e 29 anos. Estão sendo oferecidas 6 mil vagas em 19 arcos ocupacionais (áreas de conhecimento específicas dos diversos setores do mercado de trabalho).

As inscrições passarão primeiramente por um processo de seleção e a listagem dos candidatos aptos a participarem do programa deve ser divulgada no dia 18 de abril. Previstos para iniciarem no mês de maio, os cursos terão duração de seis meses.

Os interessados devem comparecer ao Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, entre os dias 10 e 31 de março, das 8h30 às 17h. Podem se inscrever jovens que morem em João Pessoa, tenha renda familiar de até meio salário mínimo per capita, estejam cursando o Ensino Fundamental ou o Médio ou que tenham concluído o Ensino Médio.

Não serão aceitos alunos universitários ou que já possuam emprego com Carteira de Trabalho assinada. No ato da inscrição é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certificado de reservista e declaração da escola (para quem está estudando) ou certificado de conclusão do Ensino Médio.

Durante os seis meses de curso, os alunos receberão uma bolsa-auxílio de R$ 600 (divididos em seis parcelas de R$ 100), vale-transporte, material didático, fardamento e refeições.

Esta é a segunda vez que a Prefeitura de João Pessoa abre inscrições para o programa Juventude Cidadã, realizado por meio de convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp) e o Ministério do Trabalho. Na primeira edição, em 2009, foram ofertadas 4.020 vagas em 16 arcos ocupacionais.

Inserção no mercado – O objetivo do projeto é aumentar as chances de emprego de jovens que estão fora do Ensino Superior. Após os cursos, a Sedesp tem como meta inserir 1,8 mil alunos no mercado de trabalho, seja por meio de emprego com carteira assinada, seja pelo estímulo ao empreendedorismo.

De acordo com o secretário Raimundo Nunes (Sedesp), o Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios de João Pessoa (Empreender-JP) deve liberar empréstimo para aproximadamente 600 jovens concluintes do Juventude Cidadã.

Inscrições
– Data: de 10 a 31 de março
– Horário: das 8h30 às 17h
– Local: Mezanino do Espaço Cultural José Lins do Rego, bairro de Tambauzinho (1º andar)

Documentos necessários para inscrição
– Carteira de identidade
– CPF
– Título de eleitor
– Carteira de trabalho
– Declaração da escola (para quem está estudando) ou certificado de conclusão do curso de Ensino Médio
– Certificado de reservista (para homens)

Arcos ocupacionais do Juventude Cidadã 2011

1.Administração
2.Agroextrativismo
3.Alimentação
4.Beleza e estética
5.Comunicação e Marketing Social
6.Construção e reparos (revestimentos e instalações)
7.Educação
8.Esporte e lazer
9.Gráfica
10.Joalheria
11.Madeira e móveis
12.Meio ambiente
13.Metalmecânica
14.Saúde
15.Serviços domiciliares
16.Telemática
17.Transporte
18.Turismo e hospitalidade
19.Vestuário