Projovem Urbano tem inscrições prorrogadas até 24 de maio

Por - em 18

Foram prorrogadas até o dia 24 de maio as inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano). A orientação é da Coordenação Nacional do programa em Brasília. Nesta segunda-feira (26), a Secretaria de Educação (Sedec) realizou a acolhida dos alunos já matriculados. Na ocasião foi apresentado o novo calendário 2010 e repassadas para os alunos às orientações sobre as atividades desenvolvidas ao longo do curso.

De acordo com a diretora pedagógica do Pólo Atitude do ProJovem Urbano, Patrícia Drieskens, 3 mil pessoas já efetivaram a matrícula. No total, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) oferece 4 mil vagas. “A matrícula deve ser efetivada em um dos 20 núcleos espalhados pela cidade”, explicou Patrícia.

No dia 14 de maio, a Coordenação do ProJovem de João Pessoa promove um seminário de qualificação profissional para os jovens matriculados. O encontro ocorre nas escolas a partir das 18h.

Na quinta-feira (20), acontece a aula inaugural no Ponto de Cem Réis, com a participação de representantes da coordenação nacional; do prefeito Luciano Agra e da secretaria de Educação, Ariane Sá. O evento começa às 18h. Na segunda-feira (24), começam efetivamente às aulas.

As 20 escolas que integram o programa são estruturadas com cinco turmas, onde cada uma tem 40 alunos, totalizando assim 200 vagas. O programa é gerenciado na cidade de João Pessoa pelo Governo Municipal desde 2005, sendo voltado para jovens de 18 a 29 anos. O curso tem duração de um ano e meio e, além de concluir o Ensino Fundamental, os participantes podem garantir uma qualificação profissional nas áreas ocupacionais de Construção e Reparos I; Construção e Reparos II; Turismo e Hospitalidade; Educação e Vestuário. Os alunos que desejarem concluir ou até mesmo iniciar no Ensino Fundamental, através do programa, recebem uma bolsa para ajuda de custo no valor de R$ 100 durante 20 meses.

Como se inscrever – Para fazer a inscrição é necessária a cópia da identidade (RG) e do CPF, o histórico escolar e comprovante de residência. Os cadastros estão sendo realizados de segunda à sexta-feira, exclusivamente nas escolas. Caso as pessoas tenham dúvidas sobre o processo de ingresso e o programa, devem procurar o setor do ProJovem que funciona no 1° andar do Paço Municipal, Centro, das 8h às 17h. O telefone para contato é 3221-4628.