Prorrogadas até 28 de setembro inscrições para concursos que homenageiam Ariano

Por - em 20

Em virtude da greve dos funcionários dos Correios e Telégrafos, encerrada nesta segunda-feira (24), a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa prorrogou até 28 de setembro as inscrições para os concursos Selos 80 anos Ariano Suassuna e Cartas para Ariano Suassuna, em homenagem ao escritor paraibano. O prazo anterior era até 19 de setembro. Até esta segunda-feira, a secretaria de educação já havia contabilizado cerca de 100 inscrições.

Apesar da mudança no período de inscrição, a data para divulgação do resultado não foi alterada. “Nos dias 8 e 9 de outubro toda a comissão julgadora estará reunida para avaliar os trabalhos dos dois concursos. Até o final de outubro iremos divulgar o resultado final, com o nomes dos primeiros colocados”, explicou a coordenadora do Ano Ariano, Rosires Andrade.

Podem participar da seleção os estudantes matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou na Educação de Jovens e Adultos das escolas municipais de João Pessoa. O regulamento do concurso, que tem como objetivo estimular a pesquisa sobre o autor, sua obra e a produção de textos, está disponível nas escolas da rede municipal.

O aluno deve preencher o aerograma, disponível nas secretarias das escolas da rede municipal, com o nome, ano do ensino fundamental, endereço da escola onde estuda e anexar a carta ou o desenho. O aerograma deve ser remetido para Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Rua Diógenes Chianca, 1777, CEP 58.053-900, João Pessoa, PB).

A melhor redação e desenho serão escolhidos por uma comissão composta por cinco membros, sendo um representante da Diretoria de Gestão Curricular (DGC), um dos Correios, um representante da Coordenação de Arte e Educação, outro representante do Ensino Fundamental II, um professor de Português da Educação de Jovens e Adultos e um professor de Português convidado pela DGC. Os ganhadores dos dois concursos receberão um certificado de participação, kit filatélico e um computador, esse último prêmio apenas para o primeiro lugar.

Uma parceria com a Empresa de Correio e Telégrafos possibilitará a criação do selo comemorativo ao escritor, que terá como esbouço o desenho vencedor do concurso Selos 80 anos Ariano Suassuna. Os trabalhos finalistas serão reunidos em uma exposição, que deve acontecer na segunda semana de novembro.