Proteção social: Cras do ‘Gervásio Maia’ será inaugurado na segunda

Por - em 28

O Governo Municipal inaugura nesta segunda-feira (30), às 16h, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) no Condomínio Residencial Gervásio Maia. O equipamento vai atender às cerca de 1.300 famílias que residem no lugar, com serviço psicossocial, projetos de fomento a qualificação profissional e a implantação do programa ProJovem Adolescente.

A diretora da Assistência Social da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Francisca Fernandes Vieira, disse que os assistentes sociais irão fazer um levantamento sócio-econômico das famílias para descobrir quais as principais necessidades da população da área. De acordo com a demanda percebida, as pessoas serão encaminhadas aos serviços públicos competentes.

O Cras também vai oferecer projetos de fomento a qualificação profissional dos moradores e programas voltados às crianças e adolescente na faixa etária dos 7 aos 14 anos de idade, que estão no perfil do trabalho infantil e vulneráveis socialmente.

Assistência jurídica
– Além disso, a diretora contou que o Centro vai prestar assistência jurídica às famílias e implantar o ProJovem Adolescente, programa realizado em parceria com o Governo Federal destinado a jovens de 15 a 18 anos. Francisca Vieira explicou que os adolescentes terão aulas com foco no protagonismo juvenil e na inclusão digital, com atividades esportivas, formação cultural (teatro e dança) e oficinas ligadas a questões da juventude, como violência, drogas e sexualidade.

O novo Cras contará com salas de atendimento individual, espaços para o desenvolvimento de atividades sócio-educacionais e auditório destinado a reuniões com a comunidade. “É um equipamento de gestão, responsável por atender a população de baixa renda e em situação vulnerabilidade social, contribuindo para o fortalecimento da construção da cidadania plena dessas pessoas”, comentou a diretora.

A Capital possui outros seis Cras instalados nos bairros do Valentina Figueiredo, Cristo Redentor, Cruz das Armas, Alto do Mateus, Mandacaru e Ilha do Bispo. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.