Quadra de esportes é interditada pela Defesa Civil na capital

Por - em 16

A Defesa Civil Municipal interditou, na manhã desta quarta-feira (6), a quadra de esportes da Escola Estadual José Medeiros, situada no bairro de Jaguaribe. A instituição de ensino está localizada às margens de uma barreira e segundo avaliação dos técnicos da Defesa Civil, existe o perigo de desabamento. Um relatório será encaminhado hoje para a Secretária de Infra-Estrutura (Seinfra), onde será solicitado um plano para conter o avanço das águas das chuvas que estão causando a erosão no solo e o deslizamento da encosta.

O coordenador da Defesa Civil, Manuel Duré, informou que a situação do local oferece risco tanto para os alunos como também para os moradores que vivem na área. Para evitar maiores problemas, o local está sendo constantemente monitorado. Outro complicador, segundo Duré, é que os moradores da rua João Galvão de Melo, que fica paralela a escola e que também é uma das vias de acesso à barreira, criaram um desvio para a correnteza da água que passa ao lado do muro da quadra de esportes da escola.

“Além das águas das chuvas, os moradores fizeram um desvio da correnteza para evitar que a água invadisse as casas. Apesar de entender a preocupação dos moradores, a intervenção também está contribuindo para um possível desabamento do muro da escola. Vamos solicitar a Seinfra para que seja feita uma drenagem da rua e a colocação de uma escada de arrimo para desviar a água que desce na barreira”, explicou Duré.

Para o morador, Elinaldo Carneiro, as chuvas sempre trazem muito sofrimento para quem vive perto da barreira. “É bom saber que a Defesa Civil e a Prefeitura estão aqui verificando a nossa situação. Eu moro na mesma casa há mais de 40 anos e sempre que chovia pedíamos socorro, mas pouca coisa foi feita ou quase nada. A Defesa Civil atendeu o nosso pedido e espero que dessa vez consigamos pelo menos evitar que algo de ruim aconteça de verdade”, ressaltou.