QualificaJP é lançado e abre vagas para jovens em 19 cursos profissionalizantes

Por - em 67

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), lançou nesta sexta-feira (4) a primeira etapa, deste ano, do ‘Programa QualificaJP’. O objetivo inicial é formar 50 turmas em 19 cursos distintos, dando a possibilidade de cerca de 200 jovens se inserirem no mercado de trabalho através de primeiro emprego. Mais de mil pessoas já estão inscritas nos diversos cursos. A solenidade ocorreu o Cine Banguê da Fundação Espaço Cultural, bairro Tambauzinho.

O secretário adjunto da Sedes, Antônio Jácome, lembra que a cidade de João Pessoa está em expansão e requer mais mão de obra qualificada. “Não adiante lançar diversas políticas públicas e esquecer dos jovens. O mercado precisa de pessoas preparadas e através desse programa da Sedes, muitos jovens terão a oportunidade de se lançarem no mercado de forma competitiva”, ressaltou.

Cursos – Os cursos da etapa de 2012 terão duração de quatro meses, ao contrário da etapa anterior, quando cada curso durava seis meses. A promoção dos cursos é da Sedes através da Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular (DIPOP). De acordo com a diretora da DIPOP, Marcela Arbia, a Prefeitura objetiva contribuir com a formação cidadã dos jovens. “Queremos que menos pessoas utilizem programas assistenciais como o bolsa Família. Nossa intenção é qualificar e dar oportunidades no mercado de trabalho”, disse.

Entre os 19 cursos profissionalizantes está o de cabeleireiro, eletricista predial, recepcionista, montagem e manutenção de micro, manicure, camareira, garçom, corte e costura, atendente de hotel e mecânico de motos. Os cursos são oferecidos nos três períodos (manhã, tarde e noite) e em dias alternados.

Inscrições – Há turmas com início imediato, cujas aulas já começam nesta segunda-feira (7). No entanto, os interessados ainda podem efetuar inscrições. Para se candidatarem a algum dos 19 cursos é necessário comparecer aos Centros de Referência da Cidadania (CRC) e da Assistência Social (CRAS) dos bairros, no horário de 8 às 12h e das 14 às 17h.

Poderão se inscrever jovens com idade a partir de 16 anos que estejam inseridos no CadÚnico, sejam beneficiários de programas sociais e residam nas comunidades dos bairros das 14 Regiões do Orçamento Democrático (OD). Os documentos necessários para efetivar a inscrição são cópias do RG, CPF e o NIS.

O Programa – O QualificaJP foi lançado há dois anos e mais de cinco mil pessoas já se inscreveram no programa. Cerca de 700 alunos participaram dos cursos e muitos deles já conseguiram uma colocação no mercado de trabalho.

Uma das metas do Qualifica JP é inserir 30% das pessoas qualificadas no mercado de trabalho, ou seja, 170 a 200 jovens, sobretudo no primeiro emprego. No decorrer dos cursos, os alunos irão participar de oficinas culturais e palestras a respeito da Violência contra as Mulheres, Combate às Drogas, em especial o crack, e Empreendedorismo.

Jovens comemoram – Principal alvo do QualificaJP, os jovens lotaram a plateia do Cine Bangüê para assistir à apresentação do programa. Muitos deles já estão inscritos e comemoram a oportunidade de participar de um curso de qualificação sem qualquer custo.

Inscrita no curso de camareira, a aluna Cristiane Gonçalves, 18 anos, acredita que a expansão hoteleira de João Pessoa pode ser uma oportunidade de trabalho. “Todo mundo  fala do turismo, então escolhi o curso de camareira para tentar trabalhar neste segmento. O QualificaJP vem me dar a oportunidade de fazer esse curso sem que eu tenha que pagar”, comemorou.

O aluno Wanderson da Silva, 17 anos, começa nesta segunda-feira o curso de garçom e também aposta nos serviços para se inserir no mercado de trabalho. “Enquanto termino meus estudos é uma ótima oportunidade de trabalhar, fazendo um curso complementar e que irá me ajudar no futuro”, argumentou.