Quase 11 mil estudantes passam por avaliação de aprendizagem

Por - em 26

A segunda etapa do Prêmio ‘Escola Nota 10’ foi realizada terça-feira (27) em todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino. Quase 11 mil alunos matriculados no 3º, 4° e 5° ano do Ensino Fundamental I foram avaliados através de uma prova com 24 questões, sobre as disciplinas de Português e Matemática. Na próxima quarta-feira (4) será a vez dos estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental II se submeterem aos exames.

Os alunos tiveram três horas para responder às questões. Eles foram acompanhados pelos professores e especialistas das unidades escolares. Para a secretária de Educação e Cultura do município (Sedec), Ariane Sá, o processo aconteceu de forma satisfatória, compartilhada com todos os gestores da rede de ensino e com a colaboração dos docentes, além de diversos setores da Secretaria.

O diretor de Gestão Curricular, professor Marcelo Bandeira, disse que os alunos ficaram entusiasmados com a realização da avaliação e que todos colaboraram com a aplicação das provas. “Tal entusiasmo era semelhante aquele encontrado em processos como Enade e Enem”, salientou.

Já na quarta-feira da semana que vem (4), cerca de 9 mil alunos matriculados do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental serão avaliados. Além das provas de Português e Matemática, os estudantes deste nível também terão que responder a questões de História, Geografia e Ciências. Cada disciplina tem 12 quesitos e as provas são objetivas.

Escola Nota 10 – O programa visa incentivar o desenvolvimento da educação pública municipal por meio da premiação com o selo ‘Escola Nota 10’ e da implantação do 14º salário para os funcionários das unidades. Esses servidores terão que atingir 100% de êxito em duas etapas: nas avaliações de gestão escolar e de aprendizagem dos alunos.
O ‘Escola Nota 10’ é resultado de um decreto de lei municipal, assinado pelo prefeito Ricardo Coutinho no mês de março deste ano. A partir dele, foi instituído e normatizado o Índice de Excelência em Educação, formado a partir dos indicadores de avaliação da aprendizagem e da gestão escolar nas escolas municipais de Ensino Fundamental.