Quatro novos Creis iniciam atividades nesta quarta-feira

Por - em 53

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) abre nesta quarta-feira (23) as portas dos seus quatro novos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis). Mais de 500 crianças serão recebidas pelos gestores, professores, especialistas, auxiliares de serviço e lavadeiras, todos preparados para atender de forma especializada esses novos usuários da rede municipal de ensino.

As unidades que iniciam suas atividades nesta quarta-feira são o Crei Maestro Pedro Santos, localizado no conjunto Cidade Verde; o Crei Professor José Carvalho da Costa, que fica no bairro Altiplano; o Crei Antonieta Aranha de Macedo, instalado no bairro do Bessa, e o Crei Marinete Paiva, em Paratibe.

Recepção especial – As atividades programadas são as mais variadas. Cada equipe multiprofissional organizou uma recepção especial para as crianças que iniciam suas vidas escolares nos Creis municipais. No Crei José Carvalho da Costa, a socialização será o principal objetivo nessas primeiras semanas de aula, como comentou a gestora Marta Maria Rodrigues. “Nossa preocupação inicial é cuidar da adaptação dessas crianças dentro do universo escolar, a partir do princípio de que para muitos deles é sua primeira vez longe do convívio familiar. Então, é muito importante demonstrar que os Creis são lugares seguros, lúdicos e onde eles têm muito que aprender”, disse.

Cada um dos Creis, todos inaugurados já em 2008, receberá em média 120 crianças com idades entre 2 a 5 anos. Esses alunos terão atendimento especializado integral de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Dentro desse atendimento estão previstas atividades lúdicas, pedagógicas e ainda quatro refeições diárias.

“O objetivo principal, tanto desses novos quatro Creis quanto dos demais, é realizar um atendimento básico e especializado para as crianças de João Pessoa, entendendo o papel dessas unidades como educadoras e sua função de cuidar das crianças que estão iniciando suas vidas escolares”, enfatizou Conceição Alves, assessora pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

Os novos equipamentos inaugurados pela PMJP para atender crianças do ensino infantil da rede municipal são compostos por salas de aulas, refeitórios, cozinhas, lavanderias, pátio e parques.

“Dentro dos Creis está inserido tanto o atendimento pedagógico, por meio da introdução no ensino da linguagem oral e escrita e noção de matemática, como também atividades lúdicas com jogos e brincadeiras. Tudo isso busca incentivar o conhecimento e o prazer dos estudos desde a educação infantil. Isso só é possível pelo investimento em estrutura que vem sendo feito pela PMJP, e que torna possível a prática dessas atividades”, completou a assessora.