Quatro planetas podem ser observados da Estação Cabo Branco este mês

Por - em 148

Os planetas Vênus, Júpiter, Marte e Saturno podem ser observados no céu de João Pessoa com as lentes e telescópios do Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. As observações acontecem todas as terças, quintas e domingos, a partir das 18h, mas dependem das condições climáticas. A entrada é gratuita.

O professor e astrônomo responsável pelo Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco, Marcos Jerônimo, explicou que Júpiter e Vênus estão em seus últimos dias de observação e vão dar lugar a outros dois planetas. “Com o fim do mês de março, Júpiter e Vênus estão ficando menos visíveis. Entretanto, os planetas Marte e Saturno poderão ser observados, juntamente com a Lua que, no final do mês encontra-se em seu quarto crescente”, explicou.

Júpiter é o quinto objeto mais brilhante no céu, depois do Sol, da Lua, de Vênus e Marte. É o maior planeta do Sistema Solar, tanto em massa, quanto em diâmetro e o quinto mais próximo do Sol. Possui ao menos 64 satélites, dos quais se destacam os quatro descobertos por Galileu Galilei em 1610: Ganímedes, o maior do Sistema Solar, Calisto, Io e Europa.

O astrônomo Marcos Jerônimo disse ainda que, neste mês, Júpiter será visto menor do que antes. “A terra está se afastando deste planeta, o que diminui seu diâmetro e o torna menor ao observá-lo. O mesmo fenômeno acontece com o planeta Vênus”, acrescentou.

Vênus – Depois da Lua, Vênus é o objeto noturno mais brilhante no céu, atingindo uma magnitude aparente capaz de produzir sombras. Vênus, conhecido como “a estrela da manhã”, se encontra mais próximo do Sol do que a Terra. O seu brilho apenas é excedido pelo Sol e Lua, e é fácil compreender o domínio que exercia. Desde cedo, teve uma dupla identidade: Hesperos e Phosphoros para os gregos ou Vesper e Lúcifer para os romanos, dependendo se era visto antes do pôr do Sol, ao final da tarde ou ao amanhecer.

Saturno – Sexto planeta do Sistema Solar, Saturno é localizado entre as órbitas de Urano e Júpiter. É o segundo maior, perdendo apenas para Júpiter, e um dos planetas gasosos do Sistema Solar. Sua característica mais marcante é seu conjunto de anéis, o único visível da Terra.

O primeiro a observar os anéis de Saturno foi Galileu Galilei, em 1610. Entretanto, a baixa inclinação dos anéis e a resolução do telescópio de Galileu o fizeram pensar que eram grandes luas. Foi James Clerk, em 1859, que demonstrou matematicamente que os anéis de Saturno não poderiam ser um único objeto sólido, mas deveriam fazer parte de um agrupamento de milhões de partículas de menor tamanho.

Marte – É o segundo planeta a contar do Sol e possui muitas semelhanças com a Terra. O dia tem aproximadamente a mesma duração que a Terra, o mesmo número de estações, calotas polares que contém água, dióxido de carbono gelados e antigos leitos de rios secos. Além disso, o “planeta vermelho” tem o maior vulcão do Sistema Solar, o Olympus Mons.

SERVIÇO:

Observação dos astros – Júpiter, Vênus, Marte, Saturno e Lua

Dias: Terças, quintas e domingos

Hora: 18h

Local: Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano

Fone: 3214.8270 – 3214.8303

CONTATO PARA IMPRENSA:

Marcos Jerônimo – Astronomia

Fone: 9137.3987 – 8718.7667

E-mail: mjr@bol.com.br