Quinta com Jazz tem noite de improvisação na Estação Cabo Branco

Por - em 69

O Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes estará aberto nesta quinta-feira (12), a partir das 18h, para os músicos de jazz que queiram participar de uma Jam Session no local. O evento tem entrada gratuita e promete agitar o final de tarde na ponta do Cabo Branco.

O chefe da divisão de Programas e Atividades da Estação Cabo Branco e produtor cultural, Rivaldo Dias, explicou que a ideia do projeto de jazz surgiu da necessidade dos próprios músicos de mostrar suas técnicas e improvisos. “Além de dar oportunidade aos amantes do jazz, um gênero musical livre, para improvisar e também transformar o lugar em um ponto de encontro entre os músicos da terra”, comentou Rivaldo, que também é saxofonista.

O projeto, segundo ele, em breve será permanente e acontecerá sempre na segunda quinta-feira de cada mês na Estação Cabo Branco. O Quinta com Jazz está inserido no projeto “No Calor da Estação”, que teve início em janeiro com uma intensa programação artística e cultural para as férias.

Jam Sassion – De acordo com Dicionário Cravo Albim de Música Popular Brasileira em música popular, como o jazz, jam significa tocar sem saber o que vem à frente, de improvisação. Nos clubes de jazz é comum que após o número principal, os músicos presentes sejam convidados para subir ao palco e tocar junto com a banda sem nenhum ensaio prévio. Essa prática também é conhecida no Brasil como “dar uma canja”.

A origem do termo é controversa. Pode vir do inglês jam, que significa geleia, em alusão à mistura de estilos que esta prática proporciona. Alguns também acreditam que vem das inicias da expressão jazz after midnight (jazz depois da meia noite), pois a maior parte destas sessões acontece bem tarde, quando o público pagante já se retirou.

Com a popularização do termo e o aumento da proficiência dos músicos, o termo passou a ser usado também em outros gêneros musicais em que a improvisação é usada, como o rock e o choro. Jam Sessions podem ser organizadas por clubes como eventos especiais para atrair público, mas geralmente ocorrem sem nenhuma preparação prévia.

Também durante o processo de composição, muitas bandas costumam utilizar Jam Sessions como forma de estimular a criatividade e criar material novo ou para conseguir gravações com interpretações naturais.

Serviço:

Quinta com Jazz

Dia: Quinta-feira (12)

Hora: 18h

Local: Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, Av.: João Cirillo Silva, s/n, Altiplano Cabo Branco

Fone: 83. 3214. 8303 – 3214.8270 – 8802.3255

Contato para imprensa

Rivaldo Dias – Chefe do Setor de Eventos

Fone: 8812.3999

E-mail: rivaldo.sax@gmail.com