Rap e Hip-Hop na penúltima noite da Festa das Neves

Por - em 34

A música pode ser tanto uma ferramenta de reconstrução social ou um exercício de descontração. Algumas vezes, essas duas tendências andam juntas, como vai acontecer na Festa das Neves desta terça-feira (4). No palco da Odon Bezerra se apresentam os rappers Alê da Guerra, Pablo Escobá e SDS, além da Banda Back Tie, a partir das 21h. A realização é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Síndrome do Sistema, conhecido simplesmente como SDS, começou a atuar na cena artística da cidade em 2004, no bairro de Mangabeira. O grupo de rap é formado pelo MC e produtor Mr. Soh; pela MC, artista plástica e produtora musical Yanaya Juste; e por Mussum Racional. As apresentações contam também com participação especial do DJ e produtor musical Lord Alf.

Para Mr. Soh, os eventos festivos da cidade funcionam como oportunidade para as expressões artísticas locais. “Nós esperamos que o show também nos dê mais visibilidade e o público possa conhecer nosso trabalho”, observou.

No repertório do SDS estão composições como ‘Ocupando espaço’, ‘A prova tá aqui’ e o rap romântico ‘Sanção e Dalila’, todas de Mr.Soh. Nas letras das músicas, o grupo retrata vivências, protestos, alegrias e denúncias.

Também seguem nessa mesma vertente do hip hop as atrações Alê da Guerra e Pablo Escobá. Haverá ainda a banda de baile Black Tie, que começou a trajetória em 2003, animando casamentos, aniversários, formaturas e eventos em geral.

Cultura popular – As expressões genuínas da identidade paraibana também estão na programação do evento. A partir das 20h, vão se apresentar na Praça Dom Adauto a Quadrilha Junina Sanfona Branca (Mangabeira, em João Pessoa), Lapinha São Sebastião (Cruz das Armas, em João Pessoa) e Banda de Pífano de Cachoeira dos Índios (Cachoeira dos Índios-PB).

Ao lado do palco da cultura popular, haverá a Tenda do Cordel, com venda de CDs, DVS e cordéis. O local será comandado pelo mestre Francisco Diniz, de Mandacaru. Na praça Dom Adauto, o público também terá oportunidade de ver, a partir das 17h30, Michael Jackson cover, além de atividades para a criançada em comemoração aos 25 anos do palhaço Xokito. Confira a programação completa da festa acessando o portal da Prefeitura de João Pessoa (www.joaopessoa.pb.gov.br).