Raul Júnior será atração da Roda de Leitura da Estação Cabo Branco neste mês de setembro

Por Adriana Crisanto - em 216

O extensionista do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Raul Júnior, será atração da Roda de Leitura da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, nesta quinta-feira (27), às 14h30, na sala de convenções da casa. A entrada é aberta ao público de qualquer idade. A escola convidada para interação será a Escola Municipal de Ensino Fundamental Índio Piragibe.

A roda deste dia terá como tema “Contos Folclóricos”, que segundo Raul Júnior, o termo é de origem inglesa, em que “folk“,seria povo, e “lore” o conhecimento. Folclore, portanto, significa conhecimento popular. “No Brasil, com a reforma ortográfica de 1934, a palavra perdeu seu k e virou Folclore, como a conhecemos hoje. O folclore é uma tradição oral de um povo, cuja veracidade não pode ser comprovada. No Brasil, cada região mantém viva seu folclore. Alguns são semelhantes, outros diferentes, mas é importante que a tradição popular se mantenha viva. Nosso folclore é considerado um dos mais ricos do mundo”, explicou Raul Júnior.

O folclore envolve músicas, danças, festas, forma de linguagem, rimas, provérbios, quadrinhas, piadas, literatura do cordel, trava-língua, costumes, brincadeiras, lendas, mitos e contos, crenças, superstições, arte, artesanato e muito mais. “Os principais ícones do nosso folclore são: Saci Pererê; Mula Sem Cabeça; Curupira; Boto Cor de Rosa”, comentou Raul Júnior, que explicou ainda que para a Unesco, folclore é sinônimo de cultura popular. E esta cultura representa a identidade social de uma comunidade. É também parte da cultura de uma nação. É um modo de um povo entender o mundo em que vive. São lendas que misturam fatos reais e históricos com fantasias.

A coordenadora do projeto Roda de Leitura, Denise Paz, comentou que a Roda de Leitura surgiu com o objetivo de incentivar e orientar a prática de leitura, proporcionando a convivência em um ambiente que dialogue com várias linguagens artísticas e culturais. A atividade é destinada ao público escolar, e para participar, o responsável pela instituição deve entrar em contato com o Setor de Gestão Educacional pelo número (83) 3214-8303 e fazer o agendamento.

Sobre o ministrante: Raul Júnior é um jovem amante das letras e da literatura, em especial do folclore e da cultura popular. Júnior é estudante extensionista do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba, Campus l, João Pessoa.

Serviço:

Roda de Leitura

Tema: Contos Folclóricos

Ministrante: Raul Junior

Escola participante: Escola Municipal Índio Piragibe

Quinta-feira (27)

Horário: 14h30

Local: Sala de Convenções

Fones: 3214.8303 – 3214.8270

joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb