Recapeamento bairro/centro vai ser iniciado, na próxima semana

Por - em 57

As obras da segunda etapa de ampliação da Avenida Pedro II continuam em ritmo acelerado. E, quando for concluída a terraplenagem da via na próxima semana, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vai iniciar o recapeamento asfáltico no sentido bairro/centro. Segundo o secretário de Infra-Estrutura (Seinfra), João Azevedo, também estão em execução os serviços da ciclovia, calçada, além da construção de passarela.

A nova camada de asfalto da via deverá ser implantada na próxima semana. Com essa ação, toda a parte de recapeamento estará concluída. “Nós teremos o apoio da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) no disciplinamento do tráfego para que a conclusão desse serviço seja agilizada”, explicou o secretário. Ele disse ainda que com o recapeamento será feito o deslocamento dos canteiros centrais que darão lugar as barreiras de segurança de separação das vias. Na seqüência, será executada a implantação da iluminação ornamental no canteiro central, a sinalização horizontal e vertical, além da calçada, meio-fio, linhas d’água e paradas de ônibus.

A ciclovia esta com 80% dos serviços executados e vem sendo construída no sentido centro/bairro, indo desde as imediações do Complexo Juliano Moreira até a passarela. Essa via contará com 2,60 metros de largura e 1.350 metros de extensão. O piso é de concreto armado. Esta semana foi iniciada a construção da calçada. “A ciclovia vai beneficiar trabalhadores que utilizam a bicicleta como meio de transporte, principalmente da Comunidade São Rafael”, disse Azevedo.

A construção da passarela também será iniciada. O equipamento é metálico, com cobertura, proteções laterais, e está orçada em R$ 544 mil. Localizada na altura das paradas de ônibus próximas ao Ibama-PB e à São Rafael, ela tem o objetivo de dar maior segurança aos moradores na travessia da via, já que a avenida passará a contar com mais de 20 metros de largura. Nos dois acessos haverá rampas para facilitar a travessia de portadores de deficiências físicas.