Recepcionistas da área da Saúde recebem Certificado de Capacitação

Por - em 19

Os 200 participantes do Curso de Formação de Recepcionistas da Rede Municipal de Saúde receberam nesta quarta-feira (24) o Certificado de conclusão emitido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A solenidade de entrega do certificado foi realizada no auditório da Estação Cabo Branco e contou as presenças da secretária Municipal de Saúde, Roseana Meira, do secretário de Turismo, Elzário Pereira Júnior, e da ouvidora municipal, Tânia Brito.

Durante a solenidade, os participantes puderam refletir a respeito da experiência da capacitação, iniciada a partir de sugestões enviadas à Ouvidoria da Saúde e que contou com a parceria do Centro de Treinamento Miguel Arraes. A capacitação teve início em novembro de 2009, através da Gerência de Atenção à Saúde. Foram qualificadas as recepcionistas que trabalham diretamente com os usuários da saúde na atenção básica e nas unidades hospitalares da Capital.

Para a secretária Roseana Meira, é essencial que o usuário seja bem tratado em todas as instâncias da rede de saúde. “É muito importante que o primeiro contato do usuário com o serviço de saúde ocorra da melhor forma possível, para que o andamento do atendimento possa transcorrer com respeito e eficiência”, afirmou Roseana. Ela disse ainda que um dos princípios do bom atendimento parte de uma só premissa: “É preciso tratar o próximo da mesma forma que gostaríamos de ser tratados”, finalizou.

O curso trabalhou dois eixos principais: o teórico, que tratou do Sistema Único de Saúde (SUS) e do direito do cidadão à saúde; e o prático, que abordou diretamente a questão do atendimento e comportamento postural entre outras orientações.

Os participantes, que já atuam na rede municipal de saúde, foram convidados pelas direções dos Distritos Sanitários e das unidades hospitalares para aperfeiçoar o atendimento oferecido. Para Anne Caroline Soares, recepcionista da Unidade de Saúde Alto do Céu, essa capacitação serviu entre outros pontos, para conhecer melhor o funcionamento do Sistema de Saúde. “Muitas coisas eu já sabia, mas foi importante conhecer o restante do sistema. Aprendi muito e a partir de agora meu serviço vai ficar muito melhor”, disse a recepcionista.