Rede de ensino de João Pessoa supera meta projetada pelo Ideb para 2013

Por - em 80

Mais uma vez, a rede municipal de ensino de João Pessoa superou as metas projetadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para 2011, divulgadas esta semana pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). A média das escolas do 5º ano do Ensino Fundamental I foi de 4,4, superando a meta projetada pelo MEC para 2013, que é de 4,2. O Ensino Fundamental II, que compreende os alunos do 9º ano, atingiu a meta projetada para 2013, que é 3,6.

A Escola Municipal Aruanda, localizada no bairro dos Bancários, é uma prova do crescimento na qualidade do ensino oferecido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A escola obteve uma média de 6,3 para os alunos do 5º ano, e 5,2 para o 9º ano. Uma média que também supera a meta projetada pelo MEC para 2021, que é de 5,4 no Fundamental I e 4,8 no Fundamental II.

Desde 2007 a escola Aruanda se sobressai em relação aos números do Ideb. Isso se deve, segundo a diretora Abigail Sá Braga, aos propósitos da escola – e, principalmente, pela dedicação que os educadores têm pela causa. “Queremos manter os índices acima da média”, disse.

Satisfação também para a estudante Milena Cristina Gomes Pereira, do 9º ano. “Lutei muito para conseguir uma vaga nesta escola. Estou já há cinco anos e sei que faço parte deste crescimento. Só fico triste porque, no final do ano, concluo o Fundamental II e terei que sair”, contou.

Outra escola da rede municipal que também obteve nota alta no Ideb foi a do Ensino Fundamental I Dr. José Novais, localizada no bairro José Novais, com média de 6,2. Para a diretora Nivonete Rodrigues de Melo, só é possível alcançar bons números se o trabalho for realizado em equipe. “Do vigilante ao professor, todos estão envolvidos, como também os pais das crianças. O nosso ponto forte são os alunos”, disse.

Nivonete disse inda que já está olho no Ideb de 2013. “Já começamos a preparar os alunos do 4º ano para o próximo Ideb, quando queremos atingir a média 7,0”, antecipou.

O secretário interino de Educação e Cultura, Genildo Lucena, reforçou o trabalho de equipe realizado na rede municipal de ensino. “Esse trabalho busca a excelência do ensino. Foi estabelecida uma meta e estamos alcançando. Não há dúvida de que temos alunos muito bons, e isso é fruto do trabalho desenvolvido pela prefeitura de João Pessoa”, acrescentou.