Rede Municipal ainda tem 2 mil vagas em 25 escolas

Por - em 45

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec) prorrogou o período de matrículas para alunos novatos enquanto houver vagas na rede municipal de ensino. Pelo calendário divulgado anteriormente, o prazo terminaria nesta quarta-feira (30). Mas cerca de 25 escolas ainda dispõe de 2.203 vagas.

A chefe da Divisão de Gestão Escolar, Betânia Filgueira, explicou que mesmo que as aulas iniciem, as escolas continuarão a aceitar os alunos novatos. “Enquanto houver oferta, quem procurar as escolas do Município terá sua vaga garantida. Se os pais não encontrarem vaga na unidade no bairro, a Secretaria vai encaminhá-los para a escola mais próxima, garantindo assim, o direito e o acesso de todos à educação”, enfatizou Betânia.

De acordo com dados da Sedec, até o dia 15 de janeiro, 53.089 estudantes já tinham garantido a vaga nas escolas municipais. Para quem ainda não fez a matrícula, o aluno, pai ou responsável precisa comparecer à unidade de ensino com a certidão de nascimento, documento de transferência escolar e duas fotos 3x 4. A matrícula dos alunos veteranos é renovada automaticamente.

O início do ano letivo 2008 nas 88 escolas municipais começa no próximo dia 11 de fevereiro. Já as atividades nos 29 Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) tiveram início no último dia 16 de janeiro. “Esse ano ficou a critério de cada escola escolher a programação da acolhida, que diz respeito a alguma atividade para receber o alunado no primeiro dia de aula”, informou Betânia. Ainda segundo a chefe da Divisão de Gestão Escolar, 90 % dos livros didáticos, que foram enviados pelo MEC (Ministério da Educação), já estão nas escolas.

A rede municipal tem capacidade para receber mais de 70 mil estudante na educação infantil (pré-escolar I e II), ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano) e ensino fundamental 2 (do 6º ao 9º ano).