Redes sociais aumentam acesso à página da PMJP

Por - em 74

As redes sociais, cada vez mais presentes na vida das pessoas, são também uma eficiente ferramenta de comunicação organizacional e empresarial. A equipe da Unidade de Informática da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), atenta às vantagens que essas redes podem trazer a administração municipal, não deixou por menos e promoveu uma maior interatividade entre os usuários e as ações e obras da Prefeitura, utilizando o Twitter, o Youtube, o Flickr e o Orkut.

Alimentadas diariamente pela equipe da PMJP, as redes têm sido utilizadas não somente como fonte de informação, mas também como um espaço onde os usuários podem compartilhar experiências e fazer solicitações, reclamações, elogios ou sugestões. “Essa convergência de comunicações é muito importante no cenário atual”, ressalta Flávio Mendes, chefe da Unidade de Informática. Segundo ele, com o Twitter, o acesso à página oficial da Prefeitura aumentou. “Já temos mais de 1,5 mil seguidores. É mais um canal de comunicação onde divulgamos ações, serviços e prestações de contas”, acrescenta.

A participação da PMJP em redes sociais começou a funcionar em novembro do ano passado. No Twitter, há links para todas as matérias publicadas no site oficial da Prefeitura e também espaço para elogios e sugestões. Na página do Youtube, que já conta com quase duas mil exibições, são mostrados vídeos produzidos pela TV Cidade sobre ações e eventos da Prefeitura. O Flickr, por sua vez, tem álbuns com fotografias de obras e pontos restaurados/reformados da cidade. Já o Orkut, por sua característica, é um espaço onde os usuários se encontram e fazem suas sugestões, elogios e reclamações, dentro de tópicos específicos e enquetes.

A ideia de participar das redes sociais, conforme explica Flávio Mendes, é fazer com que o ambiente online se torne mais dinâmico e os usuários colaborem para a organização de conteúdo – por exemplo, fazendo campanhas em prol de alguma ação ou evento. “O número de sites e serviços que exploram esta tendência vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos”, disse.

Web 2.0 – As redes sociais fazem parte das ferramentas Web 2.0, que reforçam a transferência do foco da gestão da comunicação empresarial e organizacional por canais e meios de comunicação tradicionais para a gestão relacional, baseada no conceito de rede participativa e descentralizada. Segundo pesquisa publicada em 2008 pelo Ibope, o Brasil apresenta uma das maiores taxas de utilização da Web 2.0, sendo o líder no ranking mundial no que se refere a comunidades online – dos mais de 40 milhões de usuários regulares da internet no Brasil, 64% participam de redes sociais e 13% criam ou atualizam blogs.