Redução em João Pessoa é maior que no Nordeste e demais regiões

Por - em 51

A redução no número de casos de dengue em João Pessoa é bem maior do que a registrada na região Nordeste e em todo o Brasil. Enquanto que na capital paraibana a redução no número de casos é de 93,3%, se comparados os primeiros cinco meses de 2008 e 2009, a redução no Nordeste é de 42,6% e no país é de 52,3%, segundo dados do Ministério da Saúde.

A diminuição no número de casos de dengue em João Pessoa é resultado de uma política pública de combate ao mosquito e à larva do mosquito transmissor da doença, o aedes aegypti e do trabalho de educação junto à população da cidade. As ações são realizadas diariamente, nos bairros, através de um trabalho da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses.

Nos primeiros cinco meses de 2008 foram confirmados 606 casos de dengue em João Pessoa, no mesmo período de 2009, foram apenas 41 casos. A chance de um indivíduo que mora em João Pessoa contrair a doença é de apenas 5,8 pessoas em cada 100 mil habitantes, coeficiente considerado baixo nos protocolos do Ministério da Saúde.

Apesar dos números satisfatórios, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lembra que ainda estamos em um período crítico para a dengue, pois nesta época as chuvas podem provocar a proliferação do vetor. Por isso, é importante que a população continue contribuindo para o combate ao mosquito e a larva da dengue.