Reforma do Terminal será entregue nesta segunda-feira

Por - em 42

O Terminal de Integração do Varadouro, em João Pessoa, passou por melhorias e será entregue à população nesta segunda-feira (1º). A reforma foi feita através da parceria entre a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) e a Associação das Empresas de Transporte Coletivo de João Pessoa (AETC-JP). Os banheiros da localidade foram totalmente reformados e, a partir de agora, contarão com o reforço da segurança da Guarda Municipal, para evitar as constantes ações de depredação feitas por vândalos.

A cabine de atendimento que fica dentro do Terminal também foi reformulada. A parte externa da estrutura recebeu revestimento de tijolos aparentes e teve o seu espaço físico ampliado para melhor acomodar os agentes e ainda guardar equipamentos de trabalho.

A estrutura também ganhará um painel todo colorido, que tem como base tinta acrílica sobre madeira e resina, feito pelo artista plástico da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Elionai Gomes. O painel terá 2,20 metros de largura por 1,78 metro de altura e retratará, segundo informou o artista, a integração dos povos.

A parte externa dos banheiros ganhou tijolinhos aparentes e a parte interna recebeu novo revestimento, louças (bacia sanitária e pia) e bancadas também novas. Desde a sua inauguração, o banheiro vem sendo alvo de depredação. Todos os meses era necessário fazer algum tipo de reparo, devido a ação de vândalos que quebravam vasos sanitários e pias, além de destruir encanamentos.

“Diante de constantes ações de destruição, nós solicitamos reforço da Guarda Municipal para evitar a depredação do patrimônio público. Em fevereiro deste ano, por exemplo, os banheiros do Terminal foram totalmente depredados, durante as prévias carnavalescas. Fiquei abismada com postura das pessoas, que têm a capacidade de destruir um patrimônio que é delas, ao invés de zelar por ele”, comentou a superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto.

O projeto de melhoria da estrutura do Terminal de Integração recebe a assinatura dos arquitetos da STTrans, Dayse Pinheiro e Adalberto Araújo. Além de banheiros e cabines, os jardins que ficam dentro da estrutura também estão sendo refeitos, já que as plantas do local foram arrancadas e a grama destruída.

Inaugurada no início de 2005, a obra de construção do terminal também foi fruto da parceria entre a administração pública (Prefeitura Municipal de João Pessoa) e as empresas concessionárias do serviço de transporte coletivo. Nesses quatro anos o Terminal de Integração do Varadouro, mesmo tendo manutenção freqüente, sofreu com a ação do tempo e principalmente com a dos vândalos.