Reggae, sanfonas e folguedo agitam o Circuito das Praças

Por - em 26

O Circuito Cultural das Praças vai levar várias atrações a três áreas públicas da cidade nesta sexta-feira (27). No Ponto de Cem Réis, folistas e sanfoneiros se reunem no I Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba. No local, a partir das 17h, haverá show da Orquestra Sanfônica do Cariri com apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Antes disso, o espaço vai receber a segunda versão da I Doação de Livros do Sebo Cultural nas Praças. Enquanto isso, o folguedo da Barca Santa Maria, de Bayeux, se apresenta a partir das 20h, na Feirinha de Tambaú. No final da noite, por volta 22h30, o Largo de São Pedro vai ser palco para a Banda GunJah Reggae. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

I Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba acontece nesta sexta-feira (27) sábado (28). A realização é da Associação Cultural Balaio Nordeste e tem o apoio da Funjope. No primeiro dia tem apresentação da Orquestra Sanfônica do Cariri. No sábado, a partir das 20h, o show é com a Orquestra de Foles de Santa Cruz do Capibaribe.

História – A Orquestra Sanfônica do Cariri foi criada em agosto de 2006. O repertório passeia pelo forró pé-de-serra e musicas regionais. O grupo nasceu dentro de um contexto de valorização da cultura nordestina e estímulo ao turismo.

Reggae no Centro Histórico – O ritmo nascido nos subúrbios da Jamaica no começo dos anos 60 se funde com outros estilos regionais e mundiais para resultar no som da GunJah Reggae, fundada em 2002. A banda paraibana se apresenta no Largo de São Pedro às 22h30. O grupo é composto por músicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e por artistas que aprenderam o ofício tocando na noite. Juntos, eles desenvolvem parcerias em arranjos e letras.

Folguedo – Quem passar pela Feirinha de Tambaú vai ter a oportunidade de assistir a apresentação da Barca Santa Maria, a partir das 20h. O grupo de folguedo foi fundado pelo Mestre Orlando, mas hoje tem à frente da coordenação o mestre Jandaia. Os integrantes, que somam 40 pessoas, já se apresentaram em vários locais da cidade.