Região indica investimentos durante plenária do Orçamento, em Manaíra

Por - em 29

Mais um ciclo de debates sobre o planejamento das receitas, despesas e investimentos municipais foi promovido, na noite da terça-feira (11), pela Prefeitura de João Pessoa, em um ação de sua Coordenadoria do Orçamento Democrático. O evento contou com a presença do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e aconteceu na Escola Municipal Nazinha Barbosa, no bairro de Manaíra, reunindo cerca de 600 pessoas dos diversos bairros e comunidades inseridos na 1ª região orçamentária.

Foi a oitava reunião regional da primeira etapa do ciclo este ano, com o objetivo de mobilizar a população de João Pessoa para elaboração das leis orçamentárias. Na ocasião, foram indicadas as obras, ações e serviços essenciais para a região. Nesta etapa, são distribuídas as fichas de demandas onde as pessoas presentes ao encontro apontam as três prioridades que merecem investimentos em seus bairros. Para a 1ª região as prioridades da área foram saúde, geração de emprego e renda e educação.

Ações e serviços – Dentre as ações que foram apresentadas pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB) durante a reunião estão a aquisição da Escola Nazinha Barbosa (com recursos próprios), de uma Unidade de Saúde da Família (USF), de um Centro de Referência em Educação Infantil (Crei), como também a pavimentação de ruas, urbanização da orla marítima, construção de ponte metálica e a recuperação de outras três.

“Este é um momento importante para todos nós moradores dos bairros que compõem a 1ª região, porque podemos vislumbrar muitas conquistas e perceber que a Prefeitura Municipal constrói em parceria com o povo e esta plenária é a prova disto”, ressaltou a educadora Lúcia Fonseca, moradora do bairro de Manaíra.

Diálogo – A população fez diversas intervenções e reivindicações ao Governo Municipal, que foram respondidas em um diálogo franco e direto pelo prefeito Ricardo Coutinho e seus secretários. O prefeito disse que a cada reunião do Orçamento Democrático, o público aumenta e é mais participativo e consciente de seus direitos.

“Estamos vendo a força do Orçamento Democrático em todas as plenárias. As pessoas percebem que este é um caminho importantíssimo de empoderamento da população para que possamos construir na prática esta nova cidade e que o dinheiro do orçamento público possa voltar para o povo, sendo investido em ações onde mais se precisa e onde a população aponta”, salientou o prefeito Ricardo Coutinho.

“Vivemos nesses quatro anos um processo de formação de uma nova mentalidade política e de construção coletiva. O que o Governo Municipal faz nas 14 regiões é de acordo com estas prioridades que vocês indicam nas plenárias do Orçamento Democrático”, disse a coordenadora Sandra Marrocos.