Renata Arruda e Emboscada no último Seis e Meia do ano

Por - em 59

Samba, pop e reggae. Esses serão os ritmos predominantes na última edição do Projeto Seis e Meia do ano de 2008, nesta quarta-feira (17), que terá como atração principal a cantora e compositora paraibana radicada no Rio de Janeiro, Renata Arruda. A abertura do evento será feita pela banda Emboscada, uma referência do reggae na Paraíba.

Promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) em parceria com a Accorde Produções, o Projeto Seis e Meia é um marco na vida cultural da cidade e deverá voltar em março de 2009. O evento tem apoio cultural do Ambassador Flat e dos restaurantes Vila Cariri, Dona Branca e Cia. do Chopp.

O Seis e Meia acontece na Praça de Eventos do MAG Shopping em Manaíra sempre às 18h30. Ingressos custam R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia) e podem ser comprados antecipadamente ou na hora do show no posto de vendas montado no primeiro piso do MAG. Informações pelo telefone 8888-6551.

Renata Arruda – A cantora e compositora Renata Arruda deu seus primeiros passos na arte de cantar na cidade de João Pessoa, onde nasceu, como integrante do Coral Universitário da Paraíba. Alçou seu primeiro vôo em direção a Brasília, aos 19 anos, aonde viria realmente se profissionalizar.

Se Brasília foi o primeiro passo em sua carreira, sua ida para o Rio de Janeiro deu início à realização de um sonho. Em 1994 conseguiu gravar seu primeiro CD,‘Traficante de Ilusões’, produzido por Mazzola e contando com as participações de Ney Matogrosso e Alceu Valença. Nesse primeiro trabalho, Renata conseguiu ter a música ‘Sangue latino’ incluída na trilha sonora da novela ‘Fera Ferida’ (Rede Globo), e a faixa ‘Só de sacanagem’ inserida na série ‘Confissões de Adolescente’ (TV Cultura).

Em 1996, com seu segundo CD denominado de ‘Renata Arruda’, também com produção de Mazzola, priorizou suas próprias composições, além da escolha de alguns autores nordestinos, como foi o caso de Chico César, de quem gravou ‘Templo’, incluída na trilha sonora da novela ‘Vira Lata’ (Rede Globo). Sua voz também estava nos intervalos comerciais, na campanha do Guaraná Antártica, com a música ‘Canudinho’.

Já em 1999 foi a vez de presentear seu público com o CD ‘Um do Outro’, produzido por Guto Graça Mello, apresentando músicas de compositores consagrados e com apenas duas canções próprias. Deste CD, outra música de Renata Arruda fez parte da trilha sonora de mais uma novela da Globo: ‘Ouro pra mim’, sucesso absoluto em ‘Andando nas Nuvens’.

Em 2005, com produção artística e executiva, arranjos e concepção da própria artista e banda e supervisão de Robertinho do Recife, nasce ‘Pegada’ – seu quinto CD acústico, onde faz uma viagem pelo pop rock, blues e forró. Nesse trabalho, Renata mostra a trajetória de uma cantora que amadureceu e, com simplicidade, impacta o público, ganhando elogios da crítica especializada em todo o País. Simultaneamente chega ao mercado o DVD homônimo, com filmagens feitas em estúdio, permitindo que seus fãs acompanhassem de perto todo o processo de gravação.

Renata Arruda é considerada uma artista completa, que transita com desenvoltura por vários gêneros musicais, como fará nesta quarta-feira no Seis e Meia, ao se apresentar com uma roda de samba cantando sucessos de grandes nomes da Música Popular Brasileira.

Emboscada – A banda Emboscada surgiu em 2001 no cenário reggae paraibano e sempre procurou agregar algo novo ao som revelado ao mundo pelo ‘rei’ Bob Marley. Sob o lema da originalidade, a banda vem desenvolvendo um trabalho autoral com músicas que tratam tanto de assuntos ligados à juventude – praia, surfe, amor – quanto destacam causas mais delicadas como pobreza e conflitos sociais. Nomes consagrados como Bob Marley, Sublime, Rage Against The Machine, Chico Science, dentre outros, influenciam o trabalho do grupo.

Ocupando sempre espaço junto ao público jovem, Emboscada entrou firme no cenário alternativo da Capital paraibana, realizando shows nas mais conhecidas casas e bares da Capital. A banda também participou de diversos eventos culturais, além de dividir o palco com grandes nomes da música nacional como O Rappa, Natiruts, Cidade Negra, Edson Gomes, Tribo de Jah, Maskavo, Ponto de Equilíbrio e Mundo Livre.

O grupo é formado por Gilson Jr. (vocal e guitarra-base), Caroline ‘Carú’ Gomes (backing-vocal), Afonso Stefan (guitarra-solo), David Montenegro (baixo), Diego Giordano (bateria) e Danilo Dantas (percussão), e tem um CD gravado. No Seis e Meia, a banda vai apresentar músicas do disco ‘A Trilha’, bem como sucessos de grandes nomes do reggae nacional e internacional.