Renato e seus Blue Caps e Luzinete levam romantismo à Festa das Neves

Por - em 162

Renato e Seus Blue Caps, um dos mais antigos grupos musicais em atividade do mundo, vai se apresentar na Festa das Neves deste sábado (4), a partir das 21h. Na mesma noite, também sobe ao palco a cantora Luzinete, conhecida como a “Rainha da Seresta”. Os shows gratuitos acontecem no Ponto de Cem Réis, numa realização da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

Com 42 anos de carreira ininterruptos, o grupo Renato e Seus Blue Caps está prestes a entrar para o Guiness Book como o mais antigo grupo musical do planeta em atividade. O “embrião” do conjunto foi formado pelos três irmãos da família Barros – Renato, Paulo Cezar e Edson (o Ed Wilson).

O grupo brasileiro de rock e pop surgiu no Rio de Janeiro, no final dos anos 1950, como uma das bandas do movimento Jovem Guarda.  Renato e Seus Blue Caps chegou a acompanhar Roberto Carlos nas gravações de “Splish splash” e “Parei na contramão”. Em meados da década de 1960, a banda se especializou em versões dos Beatles e de outros artistas internacionais – mas também desenvolveu um estilo próprio de interpretação e composição.

Luzinete – A cantora paraibana Luzinete, conhecida como a “Rainha da Seresta”, define o seu trabalho como rmântico. “São canções que falam de amor, que tocam fundo ao coração de realmente quem sabe o que significa um amor, uma paixão, um caso, um romance”, disse.

Para Luzinete, é sempre emocionante tocar para o público pessoense, especialmente em uma festividade que comemora o aniversário da Capital paraibana. “Será um grande prazer rever esse público lindo, estava morrendo de saudades”, ressaltou.

No repertório, Luzinete diz que vai interpretar sucessos de vários artistas românticos, a exemplo da cantora Roberta Miranda – “São tantas coisas”, “Duas taças” e “Desespero de uma noite”. Haverá ainda composições que ficaram conhecidas na voz de Márcio Greike (“O mais importante é o verdadeiro amor”) e The Fevers (“Só você não vê”), entre outros sucessos.

A programação detalhada de todos os palcos, incluindo o dos projetos Brincantes Brasileiros na Paraíba e A Bagaceira, pode ser acessada no portal da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), no endereço www.joaopessoa.pb.gov.br.

A Bagaceira – Além dos shows do Ponto de Cem Réis, onde também acontece o Brincantes Brasileiros na Paraíba, a Festa das Neves traz, na versão 2012, um espaço alternativo na Praça Rio Branco. O local é denominado “A Bagaceira”, e resgata uma tradição antiga da festa. Nele, ficarão barracas de comidas típicas nordestinas e de bebidas. Assim, as pessoas poderão curtir uma programação musical que inclui cultura popular e diferentes estilos, com atrações em dois horários, ao meio-dia e após às 19h30.

 

Atrações da Festa das Neves do palco de shows:

 

04/08 (sábado)

 

Local: Palco de shows (Ponto de Cem Réis)

21h – shows de Luzinete e Renato e Seus Blue Caps

 

Local: Tablado do Brincantes Brasileiros na Paraíba (Ponto de Cem Réis)

18h – cultura popular

 

Local: Tablado da Praça Rio Branco (Espaço A Bagaceira)

19h30 – programação musical

 

 

05/08 (domingo)

 

Local: Palco de shows (Ponto de Cem Réis)

20h – Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (OCCJP); shows da Banda Omelete e Jerry Adriani

 

Local: Tablado do Brincantes Brasileiros na Paraíba (Ponto de Cem Réis)

18h – cultura popular

 

Local: Tablado da Praça Rio Branco (Espaço A Bagaceira)

19h30 – programação musical