Repentistas e Banda 5 de Agosto são atração no fim de semana

Por - em 26

Quem gosta de cantoria de viola e de banda marcial tem uma boa opção cultural, neste final de semana, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Através do projeto ‘Retreta na Estação’, haverá apresentação dos repentistas e poetas João Paulo Bento e Pedro Firmino neste sábado (28), e da Banda 5 de Agosto neste domingo (29), a partir das 17h30, no anfiteatro, com entrada aberta ao público.

A dupla de repentistas João Paulo Bento e Pedro Firmino é bastante conhecida no Estado. João Paulo Bento é natural de Ingá (PB) e começou a cantar aos 12 anos de idade. Com 18 anos, passou a cantar profissionalmente em festivais. Neste mesmo período fixou residência no Rio de Janeiro. No ano de 1995 montou sua banca de cantoria e desde então não parou de cantar. Participou de Festivais de Cantadores, conquistando boas colocações. Além de músico autodidata, é também poeta popular e escritor de cordel, com mais de 30 títulos publicados. No ano de 2007 gravou o CD “A Bíblia e Viola”. Atualmente reside em João Pessoa e diz que pretende ainda fazer muito pela arte local.

Natural de Nazaré da Mata (PE), Pedro Firmino começou a cantar profissionalmente no ano de 1958, na sua cidade natal. Cantou com vários poetas populares, a exemplo do João Gomes, Manoel Gomes, Aristaldo Lins, Antônio Feliciano, João Galdino, José Ananias, Luiz Salvino e outros. Pedro Firmino Silva é autor de 11 livros de cordel, compôs 16 poemas e canções e participou do IV Encontro dos Mestres do Mundo e III Seminário Nacional de Cultura Populares, no Ceará. Atualmente reside na cidade de Bayeux (PB) e está em processo de elaboração de um livro com 150 páginas com todos os seus poemas populares. Também prepara um livro de fotografias com suas apresentações.

No final da tarde de domingo será a vez da Banda 5 de Agosto, que sempre vem se apresentando nos espaços da Estação Cabo Branco com um repertório recheado de músicas clássicas de bandas marciais, como dobrados, marchinhas, frevos, marchas lentas, hinos e outros estilos que marcaram época, atraindo milhares de admiradores.

A 5 de Agosto começou suas atividades em 1964, tendo à frente o maestro João Emídio de Lucena. Criada oficialmente na gestão do então prefeito Domingos Mendonça Neto, através da lei nº 620, a instituição Banda de Música da Cidade de João Pessoa recebeu o nome 05 de Agosto em homenagem à fundação da Capital paraibana. Atualmente é composta por 61 músicos.

Projeto Retreta – O projeto surgiu este ano com o objetivo de despertar o interesse da comunidade para outras expressões artísticas e culturais. Segundo o diretor geral da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, Fernando Abath, o projeto objetiva também resgatar a cultura musical das bandas que andam, nos últimos anos, bastante esquecida do grande público.

SERVIÇO:

PROJETO: RETRETA NA ESTAÇÃO

Atrações: Duplas de repentistas João Paulo Bento e Paulo Firmino
Dia: Sábado (28)
Atração: Banda 5 de Agosto

Dia: Domingo (29)
Hora: 17h30
Entrada aberta ao público
Local: Anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes
Informações: 3214.8303/8270