Representante da PMJP participa de Fórum da Igualdade racial

Por - em 48

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) esteve representada no VIII Encontro Nacional do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR) realizado no início deste mês em Brasília. O evento teve como objetivo promover uma pactuação entre gestores de todo país para a implantação das políticas prioritárias para 2010.

A assessora de Políticas Públicas para a Diversidade Humana, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Simone Cavalcante, participou do encontro e destacou a importância do evento. “A realização do fórum foi extremamente positivo. A Prefeitura de João Pessoa ficou com um acento no FIPIR, através do colegiado da Região Nordeste, e tivemos visibilidade na questão étnico-racial e da diversidade sexual-LGBT ”, disse.

Além de analisar a política de promoção da igualdade racial e discutir perspectivas para o próximo ano, também constou na pauta do VIII Encontro Nacional do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR), três assuntos: o Estatuto da Igualdade Racial, o Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial (PLANAPIR), e as resoluções da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (II CONAPIR).

O Fórum – Instituído pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) em 2004, o Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR) possibilita a descentralização das políticas de promoção da igualdade racial. Atualmente estão conveniados ao FIPIR todos os governos dos estados e do Distrito Federal, as prefeituras de todas as capitais e cerca de 500 outras administrações municipais.

Entre as vantagens para o município que adere ao FIPIR está a facilidade para a identificação e atendimento das demandas relacionadas com o tema igualdade racial. O município também recebe prioridade no acesso a recursos federais.