Representantes da Guarda Municipal participam de Seminário Nacional em Brasília

Por Carolina Queiroz - em 366

O I Seminário Nacional das Guardas Municipais, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP), conta com a participação de representantes da Guarda Municipal de João Pessoa. O evento ocorre nesta quarta (12) e quinta-feira (13) no Ministério da Justiça e Segurança pública, em Brasília (DF).

 

O encontro tem como principal objetivo realizar, de maneira inédita, um diagnóstico que mostre quantitativamente e qualitativamente a segurança pública municipal e as guardas municipais do Brasil.

 

O comandante da Guarda Municipal de João Pessoa, Diogo Guedes, ressaltou a importância de participar de um evento onde se discutem a criação de leis disciplinadoras, projetos e métodos. “O intuito dessa troca de experiência é diminuir os índices de criminalidade que compõem o tema de extrema relevância no cenário atual, ao abordar temas que ajudem na gestão e no planejamento da segurança pública municipal”, destacou.

 

O evento reúne os gestores das guardas municipais das capitais brasileiras, além de fornecer as orientações necessárias para o diagnóstico das guardas, trazendo como pautas de discussões a capacitação dos profissionais em parceria com os Institutos Federais de Tecnologia, reformulação de matriz curricular nacional de formação, captação de recursos, o papel dos municípios no Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e propostas de alterações legislativas pertinentes.

 

O I Seminário Nacional das Guardas Municipais é uma iniciativa da Diretoria de Políticas de Segurança Pública (DPSP), via Coordenação Geral de Políticas para a Sociedade (CGPS) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)/MJSP.