Representantes da PMJP participam de reunião em defesa do rio Cuiá

Por - em 100

Representantes de nove secretarias da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) participam na noite desta quarta-feira (16), a partir das 19h, de uma reunião na escola municipal Pedra do Reino, no bairro do Grotão, com membros da comunidade e representantes da ONG SOS Rio Cuiá. Em pauta, a preservação da área próxima anascente do rio.

O objetivo principal da reunião é integrar a comunidade às ações de preservação, provocando a participação de todos, principalmente daqueles que contribuem para a poluição do rio Cuiá. De acordo com o secretário de Meio Ambiente (Semam), Simão Almeida, o órgão vem atuando com rigor através de ações educativas ou punitivas. Ele lembra que o cercamento da área e a colocação de placas indicativas que alertam à população para a importância da preservação do rio, foram alguns procedimentos que a Semam adotou este ano.

A Diretoria de Estudos e Pesquisas Ambientais da Semam (DIEP) concluiu o documento ‘Memorial Descritivo do Rio Cuiá’ que aponta a existência de residências, pequenas fábricas de material plástico, pocilgas, galpões de material reciclável e até oficinas mecânicas instaladas em Área de Preservação Permanente (APP). O documento, que contém registros fotográficos e mapas temáticos, aponta soluções que deverão ser desenvolvidas pelos setores da Administração Municipal.

Os órgãos que estarão envolvidos no projeto que começa a ser discutido nesta quarta-feira são as secretarias de Educação (Sedec), do Desenvolvimento Social (Sedes), do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), da Infraestrutura (Seinfra), Defesa Civil, Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Secretaria do Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), através do Cinturão Verde, além da Semam.