Representantes japoneses visitam Secitec e conhecem modelo de TV Pública

Por - em 61

Representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) se reuniram com o secretário de Ciência e Tecnologia (Secitec), Marconi Maia, que apresentou o modelo de TV pública da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A Agência japonesa esteve no Brasil coletando informações básicas relacionadas às Emissoras Digitais Terrestres, onde será elaborado um estudo sobre futuras cooperações nesta área.

A comitiva japonesa foi representada pelos engenheiros de Rede Digital Yasuo Takahashi e Noboru Osakabe, que foram acompanhados por um intérprete. Eles foram recebidos por Marconi Maia e Laércio Alexandrino, secretário e adjunto da Secitec, respectivamente.

“Segundo a nossa legislação, até 2016 todo o país substituirá o sistema analógico pelo Digital e os representantes do Japão vieram a João Pessoa observar o processo dessa mudança”, afirmou Laércio Alexandrino.

De acordo com o secretário Marconi Maia, o diagnóstico produzido pela JICA possibilitará a implantação de um sistema semelhante em outros países na América Latina e alguns países asiáticos. “Eles produzirão um relatório para o Governo Japonês, aperfeiçoando estudos para que o prazo de substituição para o sinal digital seja cumprido”, frisou Maia.

A equipe japonesa também visitou a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e algumas emissoras de canal aberto em João Pessoa.