Resíduos sólidos e mudança no clima são discutidos em JP

Por - em 35

O 2° Seminário da Região Nordeste sobre Resíduos Sólidos e o 3° Simpósio Iberoamericano de Ingeniería de Resíduos começam nesta quarta-feira (8) e serão encerrados na sexta-feira (10). Durante três dias pesquisadores e profissionais da área discutirão o tema “Os Resíduos Sólidos no Contexto das Mudanças Climáticas”. A abertura do evento está programada para às 8h, no Centro de Convenções da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano Cabo Branco.

O Seminário e o Simpósio trarão a João Pessoa especialistas brasileiros e de outros países para mesas redondas e palestras, que debaterão a situação dos resíduos sólidos na América Latina e Caribe, os Consórcios para a gestão dos resíduos sólidos urbanos, a realidade dos Resíduos Sólidos nos Estados do Nordeste, os Resíduos de serviço de saúde, os Resíduos da Construção e Demolição e seus impactos e nova Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas interferências com a lei 11.445/2007.

O evento é coordenado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), a Red de Ingeniería em Saneamiento Ambiental (Redisa) e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Um dos palestrantes será o engenheiro sanitarista da Emlur, Edmilson Fonseca, que falará sobre a situação dos resíduos sólidos na Paraíba. Especialista na área, Fonseca considera o evento importante uma vez que irá debater a gestão de resíduos sólidos no Brasil e nos países Iberoamericanos. “É uma oportunidade para ampliar o intercâmbio de informações e idéias entre estudantes, docentes, pesquisadores, profissionais, empresas e instituições”, ressaltou.

Trabalhos técnicos – A Emlur inscreveu três trabalhos técnicos no evento. O primeiro será apresentado às 15h30 na sala 1 do Centro de Convenções pelos engenheiros da Emlur Edmilson Fonseca, Orlando Soares, Clodoado Lyra, Deusdete Queiroga e o geógrafo Geraldo Moreira de Menezes, com o título “Estudo comportamental do funcionamento e gerenciamento da Usina de Beneficiamento de resíduos da Construção e Demolição na cidade de João Pessoa- Paraíba”. No dia 9, às 16h, na sala 3, Geraldo Moreira e Edmilson Fonseca vão apresentar um “Diagnóstico das Unidades de Saúde do Município de João Pessoa quanto aos seus resíduos”. O último trabalho da Emlur será sobre “Ações de Limpeza de Praias na Cidade de João Pessoa” , no auditório, às 18h, apresentado pelos engenheiros Josué Peixoto Flores Neto, Willams Teixeira Barbosa, Ruth Cortez da Silva, Orlando Soares e Francisco Noé Estrela.

Mais informações www.ct.ufpb.br/seminario ou abespb@hs24.com.br ou com
Engenheiro Sanitária da Emlur, Edmilson Fonseca, (83) 8822-3295, um dos organizadores do evento.

Confira a programação:

Dia 08/09
8h às 8h30- Credenciamento;

8h30 às 9h30 – Solenidade de Abertura;

9h30 às 10h30 – Mesa Redonda 1: Situação dos resíduos sólidos na América Latina e Caribe;

10h30 às 11h30 – Mesa Redonda 2: Política Nacional de Resíduos e suas interferências com a lei 11.445/2007;

11h30 às 12h30 – Palestra 1: Consórcios para a gestão dos resíduos sólidos urbanos
14h às 18h- Sessões Temáticas: Trabalhos técnicos;

16h30 às 17h – Palestra 2: The Use of Semi-mechanised Landfills for Small Cities in Developing Countries

Dia 09/09
8h30 às 9h30- Palestra 3: La legislación europea sobre gestión de resíduos y su aplicación em España;

9h30 às 12h – Painel 1: Realidade sobre os resíduos sólidos nos Estados do Nordeste;

16h às 17h – Palestra 4: Coprocessamento de Resíduos em Fornos de Cimento;

14h às 18 –Sessões Temáticas- Trabalhos Técnicos;

Dia 10/09
8h30 às 09h30 – Palestra 5: Biométhanisation des déchets municipaux;

9h30 às 10h30 – Palestra 6: Resíduos de serviço de saúde;

10h30 às 12h – Palestra 7: Resíduos da Construção e Demolição e seus impactos
14h às 18h- Sessões Temáticas- Trabalhos Técnicos;

18h – Solenidade de encerramento