Resultado do concurso de jardins é anunciado na próxima semana

Por - em 28

Está em fase de conclusão a etapa de análise e julgamento dos jardins participantes do IV Concurso dos Jardins Mais Bonitos da Cidade, promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Os vencedores desta edição do concurso serão conhecidos na próxima semana.

O concurso vem sendo realizado anualmente desde 2006 e este ano teve 50 concorrentes nas categorias empresa, instituição e residências. O objetivo é estimular na população a preservação de áreas verdes; entre os critérios de avaliação, destaca-se o item que pontua positivamente a utilização de plantas nativas. O respeito à permeabilidade do terreno também é bastante considerado na hora do julgamento.

Em uma solenidade simples, marcada para a próxima quarta-feira (11), às 17h, no auditório do Centro Administrativo (CAM), a Semam vai anunciar os ganhadores deste ano. Ao todo são nove premiados: 1º, 2º e 3º lugares para cada categoria, escolhidos por uma comissão julgadora composta por arquitetos paisagistas, agrônomos, biólogos e um artista plástico. A comissão fez uma visita em todos os jardins inscritos.

Hospitais, clínicas, igrejas, escolas e residências compõem a maioria das inscrições. Dos 50 inscritos, 19 foram excluídos da concorrência por não atenderem aos critérios básicos constantes do Edital. Todos, no entanto, vão receber um certificado de participação.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente (Semam), Simão Almeida, a iniciativa atende plenamente seus objetivos e para o ano que vem a Semam espera uma maior participação no Concurso. Para ele, “é gratificante premiar pessoas que cultivam espaços verdes, e mais ainda, é gratificante promover ações que estimulem a preservação”.