Reunião Científica começa nesta segunda-feira com apoio da PMJP

Por - em 41

Tem início nesta segunda-feira (22) a IV Reunião Científica da Escola Brasileira de Equações Diferenciais (EBED). O evento, que vai reunir inclusive pesquisadores internacionais, é realizado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), como o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). O encontro prossegue até o próximo dia 26 nas dependências da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

O professor Fágner Dias Araruna, do Departamento de Matemática da UFPB e também organizador no evento, disse que o objetivo principal do encontro é reunir pesquisadores da área para divulgar seus trabalhos. “O evento permite um intercâmbio de ideias entre os especialistas e, ao mesmo tempo, expor alunos e recém-doutores aos temas de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas em diversas instituições brasileiras e algumas do exterior”, afirmou.

Programação – As atividades da segunda-feira (22) estão programadas para começar às 9h, no auditório da Estação Cabo Branco, com a palestra ‘Um convite à análise geométrica de EDP´s elípticas de 2ª ordem’, ministrada pelo professor Eduardo Teixeira. Logo após, o público confere uma das palestrantes mais esperadas do evento, a professora Yan Yan Li, que vai falar sobre os princípios singulares e soluções elípticas.

A IV Reunião Científica da Escola Brasileira de Equações Diferenciais terá plenárias, minicursos e conferências que irão discutir sobre uma especificidade da matemática, que até bem pouco tempo era pouco explorada.

Estão confirmadas as presenças de estudiosos como Alexandre Carvalho, da Universidade de São Paulo (USP); Carlos Tomei, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC); Enrique Zuazua, da BCAM (Espanha); Hermano Frid (IMPA); Irene Gamba, da Universidade do Texas (EUA); Irineo Peral, da UMA (Espanha); Luis Caffarelli, da Universidade do Texas (EUA); Paulo Cordaro (USP); Ricardo Rosa (UFRJ) e Yan Yan Li, da Rutgers University (EUA).

Os minicursos serão ministrados por Eduardo Teixeira, da UFC; Fábio Ramos (UFRJ); Rafael Barostichi (UFSCAR) e Xavier Cabré, da Espanha. A reunião científica é a quarta de uma série que se iniciou no ano de 2003. As edições anteriores foram realizadas na Universidade de Campinas (Unicamp), em junho de 2003; no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em janeiro de 2006 e na Universidade
de São Paulo (USP), em maio de 2009.

Comissão Organizadora:

João Marcos Bezerra do Ó – http://www.mat.ufpb.br/pgmat/index.php/docentes/51

Fágner Dias Araruna – http://www.mat.ufpb.br/pgmat/index.php/docentes/46

Uberlandio Batista Severo – http://www.mat.ufpb.br/pgmat/index.php/docentes/63

Bruno Henrique Carvalho Ribeiro – http://www.mat.ufpb.br/pgmat/index.php/docentes/172

Everaldo Souto de Medeiros – http://www.mat.ufpb.br/pgmat/index.php/docentes/48

Manassés Xavier de Souza – http://www.mat.ufpb.br/pgmat/index.php/docentes/173

Realização: Universidade Federal da Paraíba/ Departamento de Matemática (UFPB/DMAT)

Fone/Fax: 83 3216-7563

E-mail: mestrado@mat.ufpb.br; doutorado@mat.ufpb.br