Reunião debate ação integrada da PMJP no ‘Gervásio Maia’

Por - em 19

A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM) reuniu diversas secretarias e órgãos da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) para discutir sobre uma Ação Integrada no Condomínio Residencial Gervásio Maia. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (22), na sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da comunidade e teve como objetivo refletir sobre as ações realizadas na comunidade e construir um planejamento integrado.

De acordo com a secretária Douraci Vieira, a partir do trabalho realizado com as mulheres daquela comunidade, a equipe sentiu a necessidade de uma ação intersetorial. “Desde que o Gervásio Maia foi habitado, a Prefeitura organizou um Plano de Ação Integrada para o Bairro. A partir daí, as secretarias vem atuando, mas queremos melhorar o trabalho, resgatando a proposta de uma ação intersetorial.”, destacou a secretária.

Ações no condomínio – Entre as ações que vem sendo realizadas no conjunto habitacional e adjacências, as secretarias destacaram a inauguração e manutenção da Praça Esperança, inauguração da Escola Raimundo Nonato Batista, do Centro de Referência da Educação Infantil (Crei) Luzia do Taipa, o trabalho de educação ambiental, São João Rural, Encontro Cultural do Vale do Gramame, oficinas (dança, música, incentivo a leitura), arborização, além da inserção das mulheres no Empreender Mulher, no Curso de Qualificação Profissional e Social das Trabalhadoras Domésticas e o Curso Cidadania Ativa para as Mulheres, entre outras políticas.

“O Gervásio Maia é um laboratório de aprendizado para uma ação intersetorial. São mais de mil famílias vindas de diferentes lugares, com diversos valores e que acessaram a casa, mas precisam ter condições de permanecer nelas”, observou Douraci Vieira.

Como encaminhamento, ficou acertada a realização de um seminário interno para discutir sobre o Plano de Ação Integrado do Gervásio Maia, onde as secretarias trarão dados e apresentarão um relatório do que está sendo desenvolvido na comunidade, e também construir um plano de ação intersetorial.

A reunião contou com a participação de representações das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Meio Ambiente (Semam), Transparência Pública (Setransp), Educação e Cultura (Sedec), Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), além da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Coordenadoria das Mulheres e o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra.