Reunião discute urbanização dos rios Sanhauá e Jaguaribe

Por - em 35

O início das obras de urbanização dos vales dos rios Sanhauá e Jaguaribe foi objeto de reunião entre representantes do Ministério das Cidades, Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Caixa Econômica Federal (CEF) e secretários da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), na tarde desta quarta-feira (22). Os recursos para execução dessa obra serão liberados pelo Governo Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e somam R$ 89 milhões.

A reunião foi realizada através de uma videoconferência na sala de reuniões da Caixa Econômica, localizada na avenida Epitácio Pessoa, e contou com a presença da secretária de Habitação Social (Semhab), Emília Correia Lima; do coordenador do PAC no município, Fred Pitanga; do secretário do Meio Ambiente (Semam), Antônio Augusto, além de representantes das secretarias de Infra-Estrutura (Seinfra) e Planejamento (Seplan).

Projeto – Ficou acertado em relação à urbanização do Vale do Rio Sanhauá, obra que tem valor estimado em R$ 15,9 milhões, que a Prefeitura encaminhará à CEF o projeto básico no dia 28 deste mês, data agendada para a próxima reunião também através de uma videoconferência.

Após a análise da Caixa Econômica, o próximo passo será a elaboração de proposta executiva detalhando toda a obra e que deverá ser entregue até 21 de setembro deste ano. No período de 30 dias, a Caixa aprova e a Prefeitura já poderá lançar o edital para a inscrição de empresas interessadas em executar a obra. As obras devem ser iniciadas até fevereiro de 2008.

Comitê – Na próxima sexta-feira (24), o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) reunirá a equipe que forma o Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em João Pessoa, cujo trabalho é coordenado pelo engenheiro Fred Pitanga, para fazer a instalação oficial do grupo.

O Comitê vai gerenciar a aplicação dos recursos e será formado por sete secretarias municipais: Infra-Estrutura, Planejamento, Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Social (Sedes). Caberá ainda a esse colegiado repassar a prestação de contas dos valores para a coordenação-geral do Programa, como relatório sobre o andamento dos projetos. A reunião acontece às 10h30 no gabinete do prefeito. Logo após, o comitê e o chefe do Executivo vão se reunir com representantes da Caixa Econômica.