Reunião na 14ª região orçamentária indica saúde como maior prioridade

Por - em 22

O debate sobre os investimentos de recursos públicos na 14ª região do Orçamento Democrático ocorreu na noite da quinta-feira (13), durante a Reunião Regional que integra a 1ª etapa do ciclo orçamentário 2008. Na oportunidade, secretários municipais estiveram presentes para ouvir as sugestões e críticas às políticas públicas e a indicação das três prioridades de investimentos para o orçamento 2009.

A população da região apontou a saúde com 26% (a principal prioridade), seguida por infra-estrutura com 18% e educação, 14%. Outras áreas como geração emprego e renda, construção de equipamentos sociais, segurança, limpeza urbana também foram citados.

A coordenadora do Orçamento Democrático, Sandra Marrocos, ressaltou que esta é a principal forma de diálogo entre a gestão municipal e a população, o que elimina vícios como paternalismo e clientelismo para a solução de problemas a curto, médio e longo prazo.

“Nada mais justo do que os moradores e moradoras possam indicar onde os recursos devem ser prioritariamente investidos. É este princípio do diálogo que estamos consolidando na cidade de João Pessoa, sem que seja preciso troca de favores ou paternalismo para que as obras possam chegar aos bairros. A gestão está tratando os bairros por igual, avaliando as reais necessidades e urgências, mas, principalmente, analisando a cidade como um todo”, disse.

A 14ª região é composta pelos bairros: Castelo Branco, Bancários, Anatólia, Jardim São Paulo e Jardim Cidade Universitária, mais as comunidades São Rafael, Santa Clara, Timbó, Eucalipto, Paulo Miranda, Vila Santa ou Pirão D’Água e Bárbara. As reuniões regionais prosseguem pela cidade até o dia 27 deste mês.

No dia 12 de abril ocorre a Assembléia Geral dos Delegados do Orçamento Democrático e durante o mês de maio serão realizadas as Audiências Setoriais com secretarias e órgãos municipais que tiveram as maiores demandas apontadas pela população.