Reverência ao sol marca comemoração do Dia Mundial do Turismo em João Pessoa

Por - em 21

As comemorações do Dia Mundial do Turismo em João Pessoa chegam ao seu ápice nesta quinta-feira (27) com uma reverência ao Sol, maior produto exportação do turismo brasileiro. Logo cedinho, às 6h, com os primeiros raios solares vindo do mar, haverá a concentração para uma caminhada da praia do Cabo Branco à Tambaú. O grupo sairá do Jangada Clube. Dezenas de representantes de entidades ligadas ao trade turístico paraibano e a população deverão estar presentes. A caminhada será animada por uma orquestra de frevo e o encerramento acontece no Centro Turístico de Tambaú, onde será oferecido um café da manhã.

No final da tarde, o Sol continuará sendo o “astro rei” da programação festiva elaborada em ação conjunta entre a Prefeitura de João Pessoa, o Governo do Estado, associações representativas do segmento e as instituições de ensino superior. Às 16h haverá uma homenagem ao Sol, quando ele estará se pondo, com a apresentação do músico Jurandir do Sax e do grupo Batecumlada – formado por agentes de limpeza da EMLUR – no Hotel Globo, no coração do Centro Histórico da capital paraibana, um dos mais belos pôr do Sol do Nordeste.

À tarde desta quinta-feira (27), às 15h, será aberta a exposição “Turismo de portas abertas para as mulheres”, na Casa da Pólvora, na cidade antiga, em João Pessoa, com a participação de artistas plásticas paraibanas nos segmentos de fotografia, gravura, pintura, objetos e escultura. A exposição, promovida pela Prefeitura de João Pessoa, também vai acontecer no Paço Municipal e na Sala de Cultura da Setur até o dia 27 de outubro.

Encerrando a programação festiva, às 19h, será realizada a solenidade de lançamento do livro “Do Tambaú ao Garden – A História Moderna do Turismo da Paraíba”, de autoria do professor Fabiano Vidal. O evento acontece no Tropical Hotel Tambaú.

Às 20h30 será realizado um jantar especial no Centro de Formação Profissional Sesc/Senac, na praia do Cabo Branco. Durante o jantar, quatro personalidades receberão o Troféu Mérito Comercial – Corálio Soares de Oliveira, que simboliza o reconhecimento do setor terciário paraibano às autoridades, entidades e pessoas que trabalham pelo desenvolvimento sócio econômico da Paraíba.

Serão agraciados o secretário executivo do Turismo do Estado, Arnaldo Júnior; o presidente da Abav/PB, Luiz Félix de Lucena; a deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar de Turismo, Iraê Lucena e a empresária Leneide Maia, proprietária do restaurante Mangai, de João Pessoa. Na ocasião a Fecomercio vai lançar o projeto de expansão do Centro de Formação Profissional do Sesc/Senac, mais uma ação que visa qualificar a mão de obra que atua no setor turístico.