Revitalização da Feirinha de Tambaú encerra em janeiro

Por - em 36

A Praça Santo Antônio, conhecida popularmente como ‘Feirinha de Tambaú’, localizada no bairro de mesmo nome, desde setembro deste ano vem passando por uma revitalização urbana. No local, foi realizada a fundação do terreno e agora estão sendo executados os serviços de alvenaria. Na seqüência virá a cobertura do local que abrigará 26 boxes de comerciantes. A previsão é de que a obra fique pronta em janeiro de 2008. Os comerciantes que vendiam seus produtos no local foram relocados para a calçada do Mercado de Peixes.

O projeto está orçado em R$ 841 mil, recursos provenientes de um convênio firmado entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e o Banco do Brasil (BB), através do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável. A área total do equipamento é de 1.174,10 metros quadrados e no local haverá dois tipos de boxes: um com 16,16 e outro com 13,72 metros quadrados. Cada um deles terá uma pérgula em madeira e cobertura de telha metálica termo-acústica.

Ainda estão previstas na reforma a colocação de mesas fixas em granito com cadeiras móveis. Os boxes se destinarão a lanchonetes e pequenos restaurantes e o usuário desses equipamentos terá ainda uma ampla área de passeio onde acontecerão shows e outras apresentações artístico-culturais.

Uma nova arborização será plantada, já que o tipo de vegetação existente hoje no local – árvores de copas baixas – prejudica a iluminação dos postes diminuindo a segurança e o tempo de funcionamento dos bares ali instalados. Na área serão plantados oito pés de ipês-roxos. Antes disso, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) já havia emitido um laudo técnico atestando que algumas árvores estão doentes.

Serão integradas ao projeto rampas, que permitem acessibilidade a todas as pessoas, as baterias de banheiros e uma casa de resíduos, onde será depositado todo o lixo produzido pelos comerciantes e usuários, adotando-se o critério da coleta seletiva.