Ricardo abre ano letivo, entrega quadra e amplia acesso à internet

Por - em 36

O prefeito Ricardo Coutinho abriu oficialmente nesta quinta-feira (4) o ano letivo 2010 da rede municipal de ensino, em solenidade realizada na Escola Damásio Barbosa da Franca, no Varadouro. Na ocasião, foi inaugurada a nova quadra poliesportiva da unidade, 22ª construída na atual administração, e assinado o Termo de Adesão ao serviço de comunicação multimídia para as escolas públicas urbanas, com a empresa OI, que vai ampliar o acesso dos colégios à internet banda larga.

Durante a solenidade, Ricardo Coutinho falou que a expansão da cobertura da internet banda larga nas escolas da Capital tem como principal objetivo a inclusão digital. “Estamos expandindo a cobertura visando tornar acessível uma coisa que é essencial: a inclusão digital, pois em qualquer profissão as pessoas têm que saber trabalhar com computador e internet. Estamos procurando capacitar não só os nossos estudantes, mas a população”, disse Ricardo, acrescentando que uma das metas da Educação para 2010 é dar condições para que todo professor efetivo tenha acesso a um laptop.

O prefeito ainda revelou que a partir de março a Prefeitura da Capital começa a fazer a instalação do ‘João Pessoa Digital’, programa que vai possibilitar o acesso da população à internet em vários pontos da cidade. Ricardo ainda fez um rápido balanço das ações desenvolvidas pela atual gestão na área da Educação. “A Prefeitura vem buscando recuperar e dotar a rede educacional de condições adequadas para as aulas e para o bem-estar dos estudantes. Este é o 22º ginásio construído nessa administração, além de 178 novas salas de aula. Oito escolas-padrão foram entregues e três estão sendo construídas”, enumerou Ricardo Coutinho.

O diretor de Relações Institucionais da Empresa OI, Antônio Sérgio Freitas Carvalho, parabenizou a Prefeitura pela expansão da internet banda larga. “Queria dizer da alegria da OI em estar presente com essa parceria, com o projeto de banda larga nas escolas, que estaremos entregando na sua totalidade agora em outubro de 2010”, disse Antônio Sérgio.

A secretária de Educação, Ariane Sá, ressaltou que a Escola Damásio Barbosa da Franca, com a quadra poliesportiva e a internet banda larga, está muito mais preparada. Ela também falou sobre o início do ano letivo e lembrou o prêmio ‘Escola Nota 10’ e demais projetos e programas desenvolvidos pela Secretaria de Educação. “Temos garantido que as escolas municipais tenham espaço adequado para que a criança seja bem acolhida. Melhoramos muito, mas queremos melhorar mais ainda”, afirmou Ariane Sá.

Kits do estudante – Durante a solenidade de abertura do ano letivo das escolas municipais, a secretária Ariane Sá contou que todas as unidades já receberam os livros didáticos e fez a entrega simbólica ao aluno Jonathan Diogo, do kit do estudante, composto por material escolar. O kit está sendo distribuído em toda a rede.

Já nos kits de fardamento, cuja entrega será em março, o estudante recebe calça, camisa, short, sapato e meia. Para os alunos dos Creis são dois shorts, duas camisetas (com manga e sem manga), sandália no lugar do sapato e uma maleta (frasqueira) no lugar da bolsa.

Ginásio – Na obra do novo ginásio da Escola Damásio Barbosa da Franca foram investidos aproximadamente R$ 500 mil. A estrutura segue padrões de qualidade e possui área correspondente a 20×30 metros quadrados, cobertura metálica, vestuários feminino e masculino, dois lances de arquibancadas, piso em concreto polido e dois portões de acesso. Em 2010, a Prefeitura deverá construir mais seis ginásios. O processo licitatório está em tramitação na Secretaria de Planejamento.

A diretora da unidade educacional, Maria do Socorro Albuquerque, disse que a obra é motivo de orgulho para toda a comunidade estudantil. “Quero reafirmar que todos que fazem a Escola Municipal Damásio Barbosa da Franca estão orgulhosos, felizes e agradecidos por essa grande aquisição”, frisou.