Ricardo abre projeto ‘Quartas Sociais’, promovido pelo Cefet

Por - em 20

Com o tema ‘A juventude e a cidade’, o prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB), reabriu o projeto ‘Quartas Sociais’, desenvolvido pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet-PB). O evento aconteceu no auditório José Marques de Oliveira, na sede da Instituição, no bairro de Jaguaribe, na tarde desta quarta-feira (14).

Durante uma hora e meia, o prefeito fez um balanço da administração atual, abordando assuntos como educação, transporte e trânsito, turismo, habitação e geração de emprego e renda. “A prefeitura lançou recentemente o Empreender Jovem, um projeto que visa qualificar os jovens para o mercado de trabalho, dando a eles a possibilidade de gerir seu próprio negócio. Com isso pretendemos corrigir o principal obstáculo na vida profissional dos jovens, que é a falta de experiência para conseguir o primeiro emprego”, comentou Ricardo.

Na oportunidade, o chefe do executivo também falou sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos na área de educação (a exemplo do xadrez e robótica), a modernização e construção de novas escolas, reurbanização das praças, políticas públicas para alavancar o turismo, revitalização do vale do Rio Jaguaribe e Sanhauá, entre outros.

No segundo momento, o público presente, cerca de cem pessoas, entre alunos, professores e comunidade em geral, interagiu com o prefeito, que foi bastante elogiado pela participação popular e o modelo transparente de gestão que vem sendo aplicado na atual administração.

Fizeram parte da mesa, além do prefeito Ricardo Coutinho, o diretor do Cefet, professor João Batista; o coordenador do projeto e o professor Rômulo Gondim. Também esteve presente no debate o secretário adjunto de comunicação de João Pessoa, Ubiratan Pereira.

Está é a segunda vez que Ricardo Coutinho participa do ‘Quartas Sociais’. Em 1993, ainda como vereador, ele discutiu o plebiscito sobre a forma de governo (república ou monarquia) e o sistema de governo (parlamentar ou presidencialista).

Implantado no ano de 1992 por alunos da área de ciências humanas e suas tecnologia, o projeto ‘Quartas Sociais’ acontece uma vez por mês, sempre às quarta-feira. Com o tema pré-estabelecido, o palestrante faz a espanação do assunto e logo em seguida a platéia interage, fazendo perguntas.

O tema abrange diversas áreas e é escolhido levando em conta assuntos atuais e de interesse da comunidade. Os alunos também podem optar pela temática. O acesso ao debate é livre.