Ricardo anuncia Ciclo 2010 e faz balanço positivo das ações

Por - em 46

O prefeito Ricardo Coutinho anunciou nesta segunda-feira (22) o início das atividades do Orçamento Democrático (OD) Ciclo 2010, que neste ano completa cinco anos de implantação na cidade de João Pessoa. Na ocasião, ele também mostrou um balanço das principais ações geradas através da participação popular no ano passado. A solenidade aconteceu durante o café da manhã no Hotel Hardman, em Manaíra, e contou com a participação da imprensa, delegados, conselheiros e coordenadores da OD, além de gestores de órgãos do município.

“O OD é um instrumento da vontade popular e é através desta vontade que o investimento municipal é pensado. Com a voz da sociedade, foi possível a construção de 5 mil casas, 178 salas de aula, 26 Estações Digitais, como também Centros de Referencia da Educação Infantil (Creis), praças, pavimentação, iluminação, hospitais e obras estruturantes. Por tudo isso é que em breve estaremos regulamentando a OD através de uma lei, que vai garantir a estabilidade para população e assegurar seus direitos e deveres como cidadão participativo”, adiantou Ricardo.

Reuniões – A primeira plenária do Ciclo 2010 será nesta terça-feira (23), às 19h, no ginásio Odilon Ribeiro Coutinho, rua Mariangêla Lucena Peixoto, s/n, no bairro do Valentina Figueiredo. Em 2009, foi registrada a presença de 14.491 pessoas durante as 1.851 reuniões do Orçamento Democrático. E desde que o OD começou a funcionar na Capital, 463 delegados foram eleitos para representar as 14 regiões que aglomeram os bairros e comunidades da cidade. Com isso, 80% de obras e ações já concretizadas, e as que ainda estão em andamento, foram referenciadas a partir da vontade da população.

A coordenadora do OD, Ana Paula Almeida, revelou que entre os dias 4 e 7 de março, acontecerá o 5º Encontro Nacional da Rede Participativa e que, pela primeira vez, o evento vai ser sediado em João Pessoa. Além disso, esta acontecendo a reestruturação do site do OD para facilitar o acesso as demandas através da internet. Ainda no mês de março, está prevista uma plenária especial para entidades representativas das mulheres e a aplicação de um curso para formação de delegados do OD, que terá continuidade durante todo ano.