Ricardo anuncia PCCR da Educação e projetos para 2010

Por - em 32

O prefeito Ricardo Coutinho apresentou nesta quarta-feira (25) os projetos a serem implementados no ano de 2010 na área da Educação. São oito programas que devem qualificar professores, incentivar alunos e melhorar ainda mais a qualidade do ensino municipal. Dentre as ações, foi anunciado o novo Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCR) para os professores, a criação da Escola Municipal de Artes e a inclusão digital de toda a rede de ensino até o ano de 2012.

A solenidade, que aconteceu na Maison Blunelle, contou com a presença de diretores de escolas, gestores, coordenadores, secretários municipais e a imprensa. Para 2010 também foram anunciadas a construção de quatro novas creches, três escolas, 14 quadras e a reforma de 36 entidades escolares. A Prefeitura de João Pessoa vai apresentar o novo PCCR com alterações para incentivar a categoria a se qualificar e, desta forma, conseguir melhorias salariais. “Vamos apresentar um PCCR reestruturado, requalificado, com os ajustes necessários realizados, em que o mais importante será a qualificação dos professores, para que estimule a qualificação e assim ele passe a ganhar mais”, explicou Ricardo Coutinho.

Segundo o prefeito, a preocupação da gestão é de acompanhar o desenvolvimento tecnológico desenvolvendo até 2012 a total inclusão digital da rede de ensino. “Temos que valorizar o passado com projetos como o ‘Ano Cultural’, os professores com o projeto ‘Professor na Escola Digital’, que vai distribuir computadores (notebooks) aos que participarem dessa ampliação e do dinamismo das aulas; aos alunos, com a entrega de mais de mil computadores aos que tiverem melhor desempenho, e pensar sempre no futuro. É por isso que até 2012 teremos toda a nossa rede informatizada”, afirmou. Ainda segundo ele, em 2010 João Pessoa poderá contar com a primeira Escola Municipal de Artes, que deverá funcionar no Centro Histórico.

As ações da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) para o ano de 2010 são as inclusões dos seguintes projetos: ‘João Pessoa Faz Escola’, ‘O Futuro Visita o Passado’, ‘Ano Cultural’, ‘Professor na Escola Digital’, ‘Escola Nota 10’, ‘Educação Festeja o Natal’, ‘Por uma Cultura de Paz na Educação’ e ‘Portal da Educação e Elos’.