Ricardo apresenta experiência habitacional de JP na África

Por - em 20

As soluções integradas de habitabilidade, envolvendo o acesso à moradia popular integrado à educação, saúde, lazer, transporte público, geração de renda e participação popular, colocadas em prática na cidade de João Pessoa nos últimos quatro anos, foram elogiadas e chamaram a atenção dos participantes do simpósio ‘Organização Urbana, Habitação e Coesão Social’, que está sendo realizado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), em Joanesburgo, na África do Sul.

A experiência de João Pessoa na área de habitação e urbanismo foi apresentada no evento pelo próprio prefeito Ricardo Coutinho (PSB), quando de sua participação em uma das mesas-redondas realizadas no simpósio, que conta com a participação dos embaixadores do Brasil e da França, além do ministro da Habitação da África do Sul. Estão sendo discutidos temas como cooperação público-privado, políticas de habitação social, responsabilidade da esfera municipal para o desenvolvimento urbano e coesão social.

Aproveitando a oportunidade para estreitar laços com representantes do governo federal presentes ao evento, a ida do prefeito de João Pessoa à África do Sul atendeu a um convite da AFD. O evento, que tem o objetivo de compartilhar visões, métodos e projetos, conta com a presença de participantes oriundos dos três países envolvidos – África do Sul, França e Brasil – e que tenham uma atividade ou experiência administrativa relevante, ligada aos temas abordados.

Na mesa-redonda, compartilhada com representantes das prefeituras de Paris, Dourban e Vile de Port, Ricardo Coutinho expôs as iniciativas e soluções da Capital paraibana com foco na concepção de habitabilidade, na participação e organização social e na política de geração de renda, chamando a atenção dos participantes do simpósio.

O objetivo do simpósio é o de favorecer uma troca de experiências e o Brasil vem sendo considerado avançado na maneira de responder às necessidades da população.