Ricardo apresenta nesta quarta Ações da Educação para 2010

Por - em 14

O prefeito Ricardo Coutinho apresenta nesta quarta-feira (25), às 17h, na Maison Blunelle, as Ações de 2010 da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). São oito programas e projetos que têm por objetivo lançar metas que motivem as escolas municipais a buscar a qualidade de ensino, a exemplo dos Projetos Escola Nota 10 e Professor na Escola Digital; estimulem o pleno exercício da cidadania, como o Ano Cultural e Projeto Elos, que valorizam a produção textual ao tempo que sugere atividades que tenham reflexo direto na busca pela paz nas escolas.

De acordo com a secretária de Educação, Ariane Sá, a estrutura das escolas e Creis continuam merecendo destaque no planejamento da Sedec. “Construir, reformar e ampliar garante um ambiente agradável e adequado ao pleno desenvolvimento das atividades escolares”, ressalvou.

Além das autoridades convidadas para a solenidade estarão presentes os 400 diretores de escolas e Creis do município. Esses profissionais serão homenageados pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por ocasião do ‘Dia do Diretor’, que foi comemorado no dia 12 de novembro. “Eles são as pessoas que efetivamente implementam as ações pedagógicas, atingindo metas importantes que tem qualificado a educação na cidade de João Pessoa, tornando o ensino público conhecido por toda comunidade escolar”, completou Ariane.

Ações da Sedec para o ano de 2010

1 – JOÃO PESSOA FAZ ESCOLA – O programa tem por meta construir e recuperar escolas, Creis e ginásios da rede municipal de ensino. Já foram construídas oito escolas, 10 CREIs e 23 ginásios. Para 2010 há a previsão de construção de três novas escolas (Bessa, José Américo e Alto do Mateus), quatro novos CREIs (Comunidades Santa Clara, Nova Republica, Santa Bárbara e Cruz das Armas) e seis ginásios. Serão reformados e ampliados 36 unidades escolares (Jaguaribe, Cruz das Armas, Penha, Oitizeiro, Bancários, Cristo, Bairro das Indústrias, Boa Esperança, Torre, Manaíra, Bairro dos Ipês, Mangabeira, Sonho Meu, Costa e Silva, Padre Zé, Bairro dos Novais, Jardim Veneza, Geisel, Alto do Mateus, Roger, Trincheiras e Gramame). A previsão de investimento é de mais de R$ 30 milhões.

2 – O FUTURO VISITA O PASSADO – Cidade de mais de quatrocentos anos, João Pessoa ainda não parou de crescer. Mesmo assim, guarda ainda alguns aspectos de cidade provinciana, festejando sua padroeira e recebendo sempre com carinho os visitantes de ocasião e os que se deixam ficar enfeitiçados por seus encantos. Em 2010, o projeto que objetiva conhecer, valorizar e preservar o patrimônio histórico da cidade de João Pessoa beneficiará cerca de 30 mil alunos do 3º ao 5º ano, além de professores e estagiários, que visitarão o Centro Histórico de nossa cidade, percorrendo cada rua, cada praça, cada morada, vivenciando um pouco da história de todos os paraibanos.

3 – ANO CULTURAL – O projeto tem por objetivo homenagear personalidades paraibanas que se destacam no cenário cultural brasileiro e estimular a produção textual dos alunos inspirada na obra do homenageado. Além de premiar os alunos que se destacaram durante o ano. Como premiação já foram entregues mais de 390 computadores. Em sua 1ª Edição foi homenageado o escritor Ariano Suassuna. Em 2008, foi a vez do também escritor José Lins do Rego. Na 3ª Edição o homenageado foi o poeta Sergio de Castro Pinto. Na 4ª Edição, em 2010, o homenageado será o cantor e compositor José Ramalho.

4 – PROFESSOR NA ESCOLA DIGITAL – O programa fará um amplo processo de inclusão digital dos educadores da rede municipal de ensino. Profissionais lotados nas escolas municipais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), em exercício do magistério ou em atividade pedagógica, após realização de curso no Programa de Formação Continuada em Tecnologia e Inclusão Digital, receberá um notebook. Assim, o educador poderá agregar qualidade às suas rotinas, participar de formações à distância e atuar nos sistemas de informação da Sedec, oferecendo dados em tempo real, a exemplo do preenchimento do diário de classe, que auxiliarão a administração pública da educação.

5 – ESCOLA NOTA 10 – O ‘Escola Nota 10’ avalia indicadores de aprendizagem e gestão escolar na Rede Municipal de ensino. O trabalhador terá como prêmio, ao final do ano, o 14° salário e a escola receberá o selo Escola Nota 10, em caso de 100% de êxito nas avaliações. O programa normatiza o Índice de Excelência em Educação e tem por objetivo incentivar o desenvolvimento educacional, reconhecer e premiar os trabalhadores da educação, além de apresentar os resultados alcançados pela Rede Municipal de Ensino ao longo do ano letivo.

6 – EDUCAÇÃO FESTEJA O NATAL – O projeto tem por objetivo encerrar as atividades escolares do ano de 2009 com uma série de apresentações no Ponto de Cem Réis, no período de 1º a 23 de dezembro, das 16hs às 18hs, com a participação de crianças dos CREIs e das escolas municipais, além de convidados dos demais órgãos que compõem o poder publico municipal. A programação contará com mostra de corais, lapinhas, bandas marciais, orquestras, festival de danças populares e reisados. Destacamos os espetáculos Auto de Natal encenado por crianças matriculadas nos diversos CREIs de nossa cidade e a Cantata Natalina, que congregará crianças e adolescentes de toda rede municipal marcadas para os dias 17 e 18 de dezembro, respectivamente.

7- PORTAL DA EDUCAÇÃO – O portal tem por objetivo divulgar as ações planejadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec) e os programas e projetos desenvolvidos pelas escolas e Creis. Terá espaço para o professor, para o aluno, agenda da educação, bem como informações úteis para o desenvolvimento das atividades pedagógicas das unidades escolares.

8- ELOS – POR UMA CULTURA DE PAZ NA EDUCAÇÃO – O projeto visa desenvolver atividades pedagógicas que estimulem a cultura de paz como prática de uma Educação Inclusiva e de uma política de redução de danos. Bem como fortalecer e valorizar as práticas de princípios e valores éticos que resgatem a integração do Ser e suas relações interpessoais e sociais.