Ricardo assina termo para 2ª etapa da Central de Agricultura

Por - em 24

João Pessoa vai ganhar, até o final deste ano, a Central de Comercialização de Agricultura Familiar (Cecaf), que está sendo construída na avenida Hilton Souto Maior, no bairro José Américo. Nesta quinta-feira (18), o prefeito Ricardo Coutinho faz uma visita às obras da Cecaf onde assina um Termo de Cooperação Técnico-financeira com o o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para o início da segunda etapa da construção.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e MDA, através do Colegiado de Desenvolvimento Territorial da Zona da Mata Sul (Codeter). Na obra, serão investidos R$ 1.920.135,72, sendo que R$ 525.873,72 são recursos próprios da PMJP.

Durante a visita do prefeito serão apresentados os equipamentos que compõem a 1ª fase do projeto. Já estão prontos 3 galpões, toda a área administrativa e 48 boxes que se destinam à exposição das mercadorias produzidas exclusivamente por agricultores (as) familiares. A obra vai beneficiar diretamente cerca de 250 produtores. Na segunda etapa, mais galpões e boxes serão edificados, além de uma praça de eventos, uma área verde e estacionamento. Em toda a obra, existem duas baterias de banheiros, salas para capacitação de pessoal, câmara fria e acondicionadores de lixo.

Seis veículos – sendo dois caminhões – já estão comprados e serão entregues à administração da Cecaf para o transporte dos produtos. O objetivo é promover a autonomia e a apropriação de renda real dos agricultores familiares quanto à comercialização de seus produtos, isto é, oferecer condições de escoamento da produção sem a presença do intermediário.

Sete regiões no Estado produzem o equivalente a 70% dos itens que compõem a mesa do paraibano: Borborema, Curimataú, Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul – no qual João Pessoa está inserida – e Médio Sertão, totalizando 118 municípios. Frutas, verduras, grãos, cereais, raízes, tubérculos, mel, leite carnes e derivados, são alguns produtos que movimentam a agricultura familiar na Paraíba.